Xerose - Xerose

Xerose

Secura anormal da conjuntiva, da pele e das membranas. A xerose que afeta a conjuntiva não se deve ao défice da produção de líquido lacrimal, mas à alterações da própria membrana em si, que engrossa e adquires uma tonalidade cinzenta na área exposta ao exterior quando as pálpebras estão abertas.

Xerodermia - Xerodermia

Xerodermia

Forma benigna da ictose, em que a pele aparece seca e forma uma espécie de escamas.

Xantoma - Xantoma

Xantoma

Tumefação, nódulo ou placa amarelada na pele, produzidos por depósito de gorduras. A presença de xantomas costuma ser acompanhadas por uma elevação do colesterol no sangue. Há diversos tipos, por exemplo, o xantoma das pálpebras que ocorre nas pessoas idosas.

Xeroftalmia - Xeroftalmia

Xeroftalmia

Doença da conjuntiva em que esta se apresenta seca, espessada e inflamada, como resultado da falta de vitamina A na sua alimentação.

Xarope - Xarope

Xarope

Mistura de açúcar e água, frequentemente usada como veículo de drogas. Emprega-se em parte por causa do seu sabor agradável e em parte porque ratar a destruição de certas drogas que se alteram ao ar.

Xantemia - Xantemia

Xantemia

Existência de substâncias amarelas no sangue; carotinemia.

Xantomatose - Xantomatose

Xantomatose

Presença de múltiplos e pequenos tumores gordos na pele, nos olhos ou nos órgãos internos, devido ao excesso de gorduras no sangue.