vulvite - Vulvite

Vulvite

Inflamação da vulva que pode ser provocada por um agente infecioso ou higiene deficiente ou uso de roupas apertadas. Na infeção pelo fungo Candida albicans ocorre prurido intenso e um corrimento esbranquiçado.

Vacina - Vacina

Vacina

Preparação especial de material antigénico que pode se utilizado para estimular o desenvolvimento de anti-corpos e portanto proporcionar imunidade ativa perante uma doença específica ou um grupo de doenças.

Vitamina B1 tiamina aneurina - Vitamina B1 (tiamina, aneurina)

Vitamina B1 (tiamina, aneurina)

Vitamina do complexo B que é ativa em forma de tiaminopirofosfato, coenzima das reações de descarboxilação no metabolismo dos hidratos de carbono. O défice de vitamina B1 conduz ao beribéri. São boas fontes desta vitamina os cereais, o feijão, a carne, as batatas e as nozes.

Vulvovaginite - Vulvovaginite

Vulvovaginite

Inflamação da vulva e da vagina.

Vulvectomia - Vulvectomia

Vulvectomia

Extirpação cirúrgica dos órgãos genitais externos femininos.

Vulva - Vulva

Vulva

Órgão genital feminino externo. O orifício esterno da vagina e uretra estão rodeados por dois pares de dobras carnosas – os grandes lábios e os pequenos lábios – que se estendem para a frente até ao clítoris.

Vómito - Vómito

Vómito

Ato reflexo de expulsar o conteúdo gástrico pela boca.

Vómer - Vómer

Vómer

Osso delgado laminar que faz parte do septo nasal.

Vitaminas - Vitaminas

Vitaminas

Grupo de substâncias necessárias em quantidades muito reduzidas para o crescimento e desenvolvimento sãos. Não podem ser sintetizadas no organismo e, portanto, são componentes essenciais da dieta alimentar. Pela sua capacidade de se dissolverem na água ou em gordura, as vitaminas dividem-se em dois grupos: o grupo de vitaminas hidrossolúveis inclui o complexo B e a vitamina C, o conjunto de vitaminas lipossolúveis integra as vitaminas A, D, E e K.

O défice em quantidade suficiente de qualquer das vitaminas na alimentação provoca uma doença específica por carência vitamínica.

Vitamina D - Vitamina D

Vitamina D

Vitamina lipossolúvel, que aumenta a absorção de cálcio e fósforo do intestino e facilita a sua deposição nos ossos. Apresenta-se em duas formas: o ergocalciferol (vitamina D2 calciferol), que se fabrica nas plantas quando se expõe o esterol ergosterol aos raios ultravioletas e o colecalciferol (vitamina D3), que se produz pela ação da luz solar sobre o 7-dehidrocolesterol, esterol amplamente espalhado pela pele. O défice de vitamina D, seja por uma dieta escassa ou por falta de raios solares, provoca descalcificação óssea e o desenvolvimento de raquitismo e osteomalacia. São boas fontes de vitamina D o fígado e os óleos de peixe. A vitamina D é tóxica e, portanto, devem evitar-se doses elevadas.