Vitamina K - Vitamina K

Vitamina K

Vitamina lipossolúvel que se apresenta em duas formas importantes: fitomenadiona (de origem vegetal) e menaquinona (de origem animal). É necessária para a formação da protrombina no fígado, essencial por sua vez, para a coagulação sanguínea. Regula também a síntese de outros fatores da coagulação. Uma dieta deficitária não costuma ocorrer porque esta vitamina é sintetizada pelas bactérias no intestino grosso e além disso está muito distribuída nos vegetais de folha verde e na carne.

Vasectomia - Vasectomia

Vasectomia

Operação cirúrgica de seccionar o canal deferente que liga os testículos com as vesículas seminais e a uretra. A vasectomia de ambos os canais provoca a esterilidade e é um método cada vez mais popular de controlo de natalidade. A vasectomia não afeta o desejo sexual nem a potÊncia sexual.

Vasodilatador - Vasodilatador

Vasodilatador

Agente que provoca o alargamento ou dilatação dos vasos sanguíneos e, portanto, aumenta a corrente sanguínea.

Varicela - Varicela

Varicela

Doença infeciosa, muito contagiosa, provocada por um vírus herpes, que se transmite por gotículas aerotransportadas. Depois de um período de incubação entre onze e dezoito dias, sobrevém uma febre baixa à qual se segue um rash de pápulas avermelhadas, vesículas e crostas. As lesões dérmicas estendem-se desde o tronco à cara, ao couro cabeludo e às extremidades, evoluindo ao longo de aproximadamente doze dias. O único tratamento consiste em repouso na cama e aplicação de uma loção de calamina ou de um anti-histamínico tópico ou oral, para evitar que o doente se coce. As lesões não deixam cicatriz se não forem arrancadas as crostas. O doente é contagioso desde o início dos sintomas até que todas as lesões estejam completamente secas, ou seja, com a queda das crostas. A varicela é rara no adulto e confere imunidade permanente quando ocorre na infância.

Vitamina E - Vitamina E

Vitamina E

Grupo de substâncias que têm propriedades anti-oxidantes e estabilizam as membranas celulares impedindo a oxidação dos seus componentes ácidos gordos insaturados. A mais potente destas substâncias é o alfatocoferol. São fontes importantes desta vitamina os óleos vegetais, os ovos, a manteiga e os cereais integrais.

Vesícula biliar - Vesícula biliar

Vesícula biliar

Receptáculo piriforme situado debaixo do lobo direito do fígado, onde se armazena a bílis. A bílis chega, através do canal hepático, à vesícula biliar e é excretada no duodeno sob a influência da hormona colecistoquinina-pancreocimnina, segreagada ao chegarem os alimentos ao duodendo.

Vértebra - Vértebra

Vértebra

Um dos trinta e três ossos que compõem a coluna vertebral. Cada vértebra é formada por um corpo de cuja parte posterior emerge um arco ósseo (o arco neural), que delimita um orifício através do qual passa a espinal medula. O arco neural possui uma apófise espinhosa e duas apófises transversas, que proporcionam a inserção dos músculos e quatro apófises articulares, que se articulam com as vértebras adjacentes. As vértebras estão unidades entre si por ligamentos e pelo disco intervertebral.

vulvite - Vulvite

Vulvite

Inflamação da vulva que pode ser provocada por um agente infecioso ou higiene deficiente ou uso de roupas apertadas. Na infeção pelo fungo Candida albicans ocorre prurido intenso e um corrimento esbranquiçado.

Vacina - Vacina

Vacina

Preparação especial de material antigénico que pode se utilizado para estimular o desenvolvimento de anti-corpos e portanto proporcionar imunidade ativa perante uma doença específica ou um grupo de doenças.

Vitamina B1 tiamina aneurina - Vitamina B1 (tiamina, aneurina)

Vitamina B1 (tiamina, aneurina)

Vitamina do complexo B que é ativa em forma de tiaminopirofosfato, coenzima das reações de descarboxilação no metabolismo dos hidratos de carbono. O défice de vitamina B1 conduz ao beribéri. São boas fontes desta vitamina os cereais, o feijão, a carne, as batatas e as nozes.