Uveíte - Uveíte

Uveíte

Inflamação de qualquer zona do trato uveal do olho, tanto da íris (irite), como dos corpos ciliares (ciclite) ou da coróide (coroidite).

Uretrotomia - Uretrotomia

Uretrotomia

Intervenção destinada a corrigir uma estenose da uretra.

uretrite - Uretrite

Uretrite

Inflamação da uretra. Pode dever-se à gonorreia, a uma infeção ou à aplicação de um cateter na uretra. Os sintomas são uma secreção uretral, acompanhada de dores e dificuldade na micção. O tratamento da uretrite provocada por uma infeção consiste na administração do antibiótico apropriado depois de isolar o agente etiológico a partir da secreção. As uretrites não tratadas ou graves conduzem a estenose uretral.

tero - Útero

Útero

Parte do aparelho reprodutor feminino especializada em permitir a implantação do embrião na sua parede interna e em alimentar o feto em crescimento com o sangue materno.

vula - Úvula

Úvula

Pequena formação mole do palato mole que pende do teto da boca por cima da raiz da língua. Compõe-se de músculo, tecido conjuntivo e de uma membrana mucosa.

vea - Úvea

Úvea

Camada vascular pigmentada do olho situada por debaixo da camada externa (esclerótica). É formada pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris.

Urticária - Urticária

Urticária

Reação alérgica aguda ou crónica que produz manchas cutâneas proeminentes e arredondadas. Causa prurido intenso e pode durar desde horas a vários dias. Pode ser causada pela ingestão de certos alimentos a que o doente é sensível, como marisco ou morangos, entre outros. Às vezes, a urticária afeta outras zonas além da pele, provocando tumefação da língua e dos lábios. O edema angioneurótico, variedade grave, necessita atenção médica urgente.

Urologia - Urologia

Urologia

Ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do trato urinário.

Uretra - Uretra

Uretra

Canal que conduz a urina desde a bexiga até ao exterior. A uretra feminina é muito curta e abre-se na vulva entre o clítoris e a vagina. A uretra masculina é mais comprida e estende-se através do pénis. Além de receber a urina, recebe também as secreções das glândulas sexuais masculinas acessórias e os espermatozóides procedentes do canal deferente. Serve, portanto, como canal ejaculatório.

Ureter - Ureter

Ureter

Par de canais, que conduzem a urina desde o bacinete renal à bexiga. As paredes dos ureteres contêm grossas camadas de músculo liso cuja contração força a saída da urina até à bexiga.