Septicémia - Septicémia

Septicémia

Ampla destruição de tecidos provocada pela absorção de bactérias patógenas ou das suas toxinas procedentes da corrente sanguínea. Em sentido mais amplo, este termo utiliza-se também para designar qualquer intoxicação ou envenenamento sanguíneo.

Secundinas - Secundinas

Secundinas

A placenta, o cordão umbilical e os restos de membranas associadas ao feto, que normalmente se desprendem e são expulsos do útero depois do nascimento do feto.

sistema portal - Sistema portal

Sistema portal

Veia ou grupo de veias que terminam em ambas as extremidades em forma de leito capilar. O mais conhecido é o sistema hepático portal formado pela veia porta e os seus tributários. O sangue flui desde o baço, o estômago, o pâncreas e o intestino delgado e grosso para as veias que formam a veia porta que conduz ao fígado. Aqui, as ramificações da veia porta terminam em numerosas capilares denominados sinosoidais. Esta estrutura permite a passagem para as células hepáticas das substâncias nutritivas absorvidas pelo sangue procedente do intestino.

Soluço - Soluço

Soluço

Espasmo e descida brusca e involuntária do diafragma com fecho das cordas vocais, que origina um som agudo caraterístico coincidindo com a inspiração. O soluço, que costuma repetir-se insistentemente, pode ser provocado por uma simples indigestão ou por perturbações mais importantes como o alcoolismo.

Sistema nervoso - Sistema nervoso

Sistema nervoso

Extensa malha de células especializadas no transporte de informação (na forma de impulsos nervosos) a todas e desde todas as partes do organismo a fim de que seja viável a atividade corporal. O encéfalo e a espinal medula formam em conjunto o sistema nervoso central. O tecido nervoso restante conhece-se com o nome de sistema nervoso periférico, em que se inclui o sistema nervoso autónomo, que, por sua vez, se divide em sistema nervoso simpático e parassimpático. A unidade básica funcional do sistema nervoso é o neurónio ou neurona.

Sódio - Sódio

Sódio

Elemento mineral, componente importante do corpo humano. Controla o volume do fluido extracelular no organismo e mantém o equilíbrio ácido-básico. Ajuda manter os potenciais elétricos no sistema nervoso e é necessário para o funcionamento dos nervos e dos músculos.

Sintomatologia - Sintomatologia

Sintomatologia

Ramo da Medicina que se ocupa do estudo dos sintomas das doenças.

Sebo - Sebo

Sebo

Susbtância gorda segregada pelas glândulas sebáceas e que chega à superfície cutânea através de uns pequenos canais que alcançam os folículos pilosos. O sebo proporciona uma fina camada de gordura sobre a pele, que lentifica a evaporação da água. Tem também um efeito antibacteriano.

Sistema límbico - Sistema límbico

Sistema límbico

Complexo sistema de vias e malhas nervosas do cérebro, que abarca diversos núcleos e que está implicado na expressão do instinto e do humor e nas atividades dos sistemas endócrino e motor do nosso organismo. Entre as regiões do cérebro incluídas neste sistema encontram-se as amígdalas, a formação do hipocampo e o hipotálamo. Entre as atividades do nosso organismo governadas por este sistema encontram-se as relacionadas com a autoconservação, assim como a expressão do medo, o prazer, a raiva e o estabelecimento dos modelos de memória.

Subcutâneo - Subcutâneo

Subcutâneo

Debaixo da pele. Uma injeção subcutânea administra-se debaixo da pele. O tecido subcutâneo é o tecido conjuntivo laxo, frequentemente gordo, situado por baixo da pele.