Soluço - Soluço

Soluço

Espasmo e descida brusca e involuntária do diafragma com fecho das cordas vocais, que origina um som agudo caraterístico coincidindo com a inspiração. O soluço, que costuma repetir-se insistentemente, pode ser provocado por uma simples indigestão ou por perturbações mais importantes como o alcoolismo.

Sistema nervoso - Sistema nervoso

Sistema nervoso

Extensa malha de células especializadas no transporte de informação (na forma de impulsos nervosos) a todas e desde todas as partes do organismo a fim de que seja viável a atividade corporal. O encéfalo e a espinal medula formam em conjunto o sistema nervoso central. O tecido nervoso restante conhece-se com o nome de sistema nervoso periférico, em que se inclui o sistema nervoso autónomo, que, por sua vez, se divide em sistema nervoso simpático e parassimpático. A unidade básica funcional do sistema nervoso é o neurónio ou neurona.

Sódio - Sódio

Sódio

Elemento mineral, componente importante do corpo humano. Controla o volume do fluido extracelular no organismo e mantém o equilíbrio ácido-básico. Ajuda manter os potenciais elétricos no sistema nervoso e é necessário para o funcionamento dos nervos e dos músculos.

Sintomatologia - Sintomatologia

Sintomatologia

Ramo da Medicina que se ocupa do estudo dos sintomas das doenças.

Sebo - Sebo

Sebo

Susbtância gorda segregada pelas glândulas sebáceas e que chega à superfície cutânea através de uns pequenos canais que alcançam os folículos pilosos. O sebo proporciona uma fina camada de gordura sobre a pele, que lentifica a evaporação da água. Tem também um efeito antibacteriano.

Sistema límbico - Sistema límbico

Sistema límbico

Complexo sistema de vias e malhas nervosas do cérebro, que abarca diversos núcleos e que está implicado na expressão do instinto e do humor e nas atividades dos sistemas endócrino e motor do nosso organismo. Entre as regiões do cérebro incluídas neste sistema encontram-se as amígdalas, a formação do hipocampo e o hipotálamo. Entre as atividades do nosso organismo governadas por este sistema encontram-se as relacionadas com a autoconservação, assim como a expressão do medo, o prazer, a raiva e o estabelecimento dos modelos de memória.

Subcutâneo - Subcutâneo

Subcutâneo

Debaixo da pele. Uma injeção subcutânea administra-se debaixo da pele. O tecido subcutâneo é o tecido conjuntivo laxo, frequentemente gordo, situado por baixo da pele.

Síndrome - Síndrome

Síndrome

Conjunto de sinais e/ou sintomas que constituem um quadro clínico definitivo de uma determinada afeção.

sifilis - Sífilis

Sífilis

Doença venérea crónica causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum, que provoca a formação de lesões por todo o organismo. A bactéria costuma transmitir-se durante uma relação sexual através das membranas mucosas da vagina ou da uretra. Raramente pode transmitir-se através de feridas cutâneas e arranhões. O treponema pode também passar de uma mulher grávida sifilítica através da placenta ao feto em desenvolvimento, permitindo que a doença se apresente ao nascer (sífilis congénita).

Sedação - Sedação

Sedação

Produção de um estado tranquilo da mente, principalmente no uso de fármacos.