Sinusite - Sinusite

Sinusite

Inflamação de um ou vários dos espaços aéreos, revestidos por uma mucosa, dos ossos do crânio que comunicam com o nariz (seios paranasais), produzida frequentemente por uma infeção procedente do nariz. Entre os seus sintomas destacam-se as dores de cabeça e a sensibilidade aumentada dos seios afetados, que chegam a encher-se de um material purulento que se expulsa pelo nariz. Nos casos persistentes pode tornar-se necessária a drenagem com uma intervenção cirúrgica.

Sarcomatose - Sarcomatose

Sarcomatose

Sarcoma que se disseminou amplamente no organismo, quase sempre através da corrente sanguínea.

Sistema neuroendócrino - Sistema neuroendócrino

Sistema neuroendócrino

Sistema de duplo controlo de certas atividades do organismo no qual os nervos e as hormonas circulantes. A função do sistema nervoso autónomo está intimamente ligada à hipófise (pituitária) e às glândulas suprarrenais.

Streptococcus1 - Streptococcus

Streptococcus

Género de bactérias esféricas, imóveis, gram-positivas, que se apresenta em cadeia. Muitas espécies são saprófitas.

Suor - Suor

Suor

Fluido aquoso segregado pelas glândulas sudoríparas. Os seus principais componentes são o cloreto de sódio e a ureia. A secreção do suor é uma maneira de eliminar o nitrogénio residual. Ao mesmo tempo, o suor exerce um papel no controlo da temperatura do corpo, pois a evaporação do mesmo pela superfície da pele tem um efeito refrigerante.

Sistema nervoso parassimpático - Sistema nervoso parassimpático

Sistema nervoso parassimpático

Uma das duas divisões do sistema nervoso autónomo, que possui fibras que saem do sistema nervoso central, do cérebro e da zona inferior da espinal medula e que se distribui pelos vasos sanguíneos, glândulas e a maioria dos órgãos internos. Este sistema trabalha em equilíbrio com o sistema nervoso simpático, cuja função costuma ser frequentemente oposta.

Sarcolema - Sarcolema

Sarcolema

Membrana celular que envolve a célula muscular (fibra muscular).

Sinovioma - Sinovioma

Sinovioma

Tumor benigno ou maligno da membrana sinovial. Os sinoviomas benignos ocorrem nas bainhas tendinosas, os malignos (sarcomas sinoviais) podem aparecer onde normalmente não existe tecido sinovial, por exemplo, no esófago.

Sínfise - Sínfise

Sínfise

Tipo de articulação em que os ossos estão separados por uma fibrocartilagem que minimiza o movimento e torna rígida a estrutura óssea. São exemplos a sínfise púbica (articulação entre os ossos púbicos e a pelve) e as articulações da coluna vertebral que estão separadas por discos intervertebrais.

secretina - Secretina

Secretina

Hormona segregada por uma porção do intestino delgado (duodeno), quando os alimentos acidificados saem do estômago. A secretina estimula a segregação do suco pancreático alcalino relativamente livre de enzimas.