Soluço - Soluço

Soluço

Espasmo e descida brusca e involuntária do diafragma com fecho das cordas vocais, que origina um som agudo caraterístico coincidindo com a inspiração. O soluço, que costuma repetir-se insistentemente, pode ser provocado por uma simples indigestão ou por perturbações mais importantes como o alcoolismo.

Subcutâneo - Subcutâneo

Subcutâneo

Debaixo da pele. Uma injeção subcutânea administra-se debaixo da pele. O tecido subcutâneo é o tecido conjuntivo laxo, frequentemente gordo, situado por baixo da pele.

Síndrome - Síndrome

Síndrome

Conjunto de sinais e/ou sintomas que constituem um quadro clínico definitivo de uma determinada afeção.

sifilis - Sífilis

Sífilis

Doença venérea crónica causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum, que provoca a formação de lesões por todo o organismo. A bactéria costuma transmitir-se durante uma relação sexual através das membranas mucosas da vagina ou da uretra. Raramente pode transmitir-se através de feridas cutâneas e arranhões. O treponema pode também passar de uma mulher grávida sifilítica através da placenta ao feto em desenvolvimento, permitindo que a doença se apresente ao nascer (sífilis congénita).

Sedação - Sedação

Sedação

Produção de um estado tranquilo da mente, principalmente no uso de fármacos.

Sialólito - Sialólito

Sialólito

Cálculo numa glândula salivar ou no seu canal, com mais frequência no canal da glândula submaxilar. A corrente da saliva detém-se, provocando tumefação e dores intensas.

Sagital - Sagital

Sagital

Referindo-se ao plano dorso-ventral ou antero-posterior, que se estende ao longo de todo o eixo do corpo dividindo-o em duas metades.

Schistosoma - Schistosoma

Schistosoma

Género de tremátodos hemáticos, três espécies dos quais são parasitas importantes do homem, provocando uma das doenças tropicais mais graves.

Sinusite - Sinusite

Sinusite

Inflamação de um ou vários dos espaços aéreos, revestidos por uma mucosa, dos ossos do crânio que comunicam com o nariz (seios paranasais), produzida frequentemente por uma infeção procedente do nariz. Entre os seus sintomas destacam-se as dores de cabeça e a sensibilidade aumentada dos seios afetados, que chegam a encher-se de um material purulento que se expulsa pelo nariz. Nos casos persistentes pode tornar-se necessária a drenagem com uma intervenção cirúrgica.

Sarcomatose - Sarcomatose

Sarcomatose

Sarcoma que se disseminou amplamente no organismo, quase sempre através da corrente sanguínea.