Radiografia - Radiografia

Radiografia

Técnica de examinar o corpo humano com a projeção de raios X através do mesmo, a fim de produzir imagens em chapas fotográficas ou em ecrãs fluorescentes. A radiografia é utilizada no diagnóstico de diversas doenças, como as fraturas ósseas, as úlceras gástricas, os cálculos na bexiga ou nos rins quando a inspeção externa é insuficiente para chegar a um diagnóstico. Também é muito empregada em od0ntologia para detetar cáries dentárias, a doença periodôntica, periapical, a presença e posição de dentes em erupção e doenças das mandíbulas.

Reumatismo muscular - Reumatismo muscular

Reumatismo muscular

Qualquer dor que se apresenta nos músculos e nas articulações. os sintomas podem ser devidos a fibrosite, a uma rotura ou distensão muscular, ao desgaste das articulações, ou à inflamação dos músculos associada a uma reação imunitária anormal.

Rabdomiossarcoma - Rabdomiossarcoma

Rabdomiossarcoma

Tumor maligno que se inicia num músculo estriado ou evidencia as suas caraterísticas. O rabdomiossarcoma pleomórfico surge na meia idade avançada, nos músculos das extremidades. Os rabdiossarcomas embrionários, próprios das crianças e de jovens adultos, classificam-se em botrióideo (na vagina, na beixga, no ouvido, etc.), embrionário (mais frequente na cabeça e no pescoço, sobretudo na órbita) e alveolar (na base do polegar). As formas pleomórfica e alveolar respondem escassamente ao tratamento.

Ribossoma - Ribossoma

Ribossoma

Estrutura nuclear formada por ARN e proteína, zona de síntese proteica na célula. Os ribossomas ou estão aderentes ao retículo endoplásmico ou estão livres no citoplasma como polissomas.

Reumatologia - Reumatologia

Reumatologia

Especialidade médica que estuda as doenças reumáticas.

Reumatismo - Reumatismo

Reumatismo

Doença que se manifesta geralmente por inflamação dolorosa dos músculos e articulações.

Retina - Retina

Retina

Membrana fotossensível que reveste o interior do olho, constituída por várias camadas de células de forma e função muito variadas, da qual partem as fibras do nervo ótico. Nela se recebem as impressões luminosas e se representam as imagens dos objetos. A parte externa da retina, próxima da coroideia, é pigmentada, para impedir a passagem da luz. A parte interna, em contato com a cavidade ocular, contém cones e bastonetes associados às fibras nervosas. Um grande número de cones está concentrado numa depressão da retina na parte posterior do olho denominado fóvea.

Ressonância nuclear magnética RNM - Ressonância nuclear magnética (RNM)

Ressonância nuclear magnética (RNM)

Técnica de diagnóstico que recentemente se tem aplicado ao diagnóstico das malformações cerebrais, doença vascular e cancro entre outras. Baseia-se na absorção das frequências radioespecíficas pelos núcleos atómicos, com a aplicação de campos magnéticos externos para a obtenção de cortes tomográficos do corpo humano. Permite a reprodução da imagem de todas as partes corporais em qualquer plano e não constitui risco algum para o doente.

Respiração artificial - Respiração artificial

Respiração artificial

Atuação de emergência que se pratica para restabelecer a entrada e saída de ar nos pulmões de um doente quando os seus reflexos respiratórios naturais estão ausentes ou são insuficientes. Pratica-se depois de uma imersão, envenenamento ou durante uma intervenção cirúrgica torácica ou abdominal. O método mais simples e eficaz numa emergência é a técnica de respiração boca a boca. No hospital, a função respiratória é mantida por meio de um ventilador (respiração assistida).

Respiração - Respiração

Respiração

Fenómeno alternante de inalação ativa ou inspiração de ar para os pulmões pela boca ou pelo nariz e exalação passiva ou expiração. Durante a inalação ou inspiração, o diafragma e os músculos intercostais contraem-se, o que origina o largamento da cavidade torácica e a entrada de ar nos pulmões. O relaxamento destes músculos força a saída do ar dos pulmões durante a expiração ou exalação. Há numerosos tipos de respiração de acorod com alterações a nível do ritmo, intensidade e caraterísticas apresentadas.