Queratite - Queratite

Queratite

Inflamação da córnea do olho.

Quisto sebáceo - Quisto sebáceo

Quisto sebáceo

Quisto que se inicia numa glândula sebácea da pele. Pode crescer consideravelmente. Contém uma substância amarelada de tipo gordo (sebo) que, em algumas ocasiões, pode infetar. Os quistos sebáceos costumam formar-se com mais frequência no couro cabeludo, no escroto, na vulva e raramente se apresentam antes da puberdade. O tratamento é cirúrgico.

Queratalgia - Queratalgia

Queratalgia

Dor procedente da córnea.

quemose - Quemose

Quemose

Inchaço (edema) da conjuntiva. Deve-se quase sempre a uma inflamação, embora possa também produzir-se quando a drenagem do sangue e da linfa à volta do olho está obstruída.

Hérnia1 - Queratocele

Queratocele

Hérnia da camada interna da córnea através de uma ulceração.

Quisto ovárico - Quisto ovárico

Quisto ovárico

Formação em forma de saco cheia de líquido que se desenvolve no ovário. Pode ser única ou múltipla. Embora os quistos ováricos, na sua maioria, não sejam malignos, podem atingir um tamanho considerável ou podem sofrer a torção do seu pedículo, causando dores e vómitos. Nestes casos, os quistos devem ser extirpados cirurgicamente.

quimioterapia - Quimioterapia

Quimioterapia

Prevenção ou tratamento de uma doença com o uso de substâncias químicas. Este termo restringe-se às vezes ao tratamento das doenças infecciosas com antibióticos ou outras drogas, ou ao controlo de um cancro com antimetabolitos e drogas semelhantes.

querose - Querose

Querose

Estado crónico da pele caraterizado por coloração amarelo-suja, por acentuação dos poros pilossebáceos e por um ligeiro espessamento dos tegumentos.

Queratoplastia - Queratoplastia

Queratoplastia

Operação ocular mediante a qual, qualquer parte doente da córnea é substituída por um tecido córneo transparente procedente de um dador.

Queratoconjuntivite - Queratoconjuntivite

Queratoconjuntivite

Inflamação conjunta da córnea e da conjuntiva oculares.