Podologia - Podologia

Podologia

Estudo e cuidado dos pés, incluindo a sua estrutura normal, as doenças e os seus possíveis tratamentos.

Psicossomático - Psicossomático

Psicossomático

Relativo a, ou afetando tanto a mente como o corpo. Aplica-se geralmente às doenças provocadas pela interação de fatores mentais e físicos. Certas doenças físicas, entre as quais se incluem a asma, o eczema e a úlcera péptica, são consideradas, em parte, uma resposta ao stress psicológico e social. Às vezes, o tratamento psicológico tem um efeito positivo.

Piartrose - Piartrose

Piartrose

Articulação infetada cheia de pus. É necessária a drenagem, combinada com um tratamento antibiótico intenso, embora a articulação costume estar já gravemente afetada se não se fez um diagnóstico precoce.

pileflebite - Pileflebite

Pileflebite

Inflamação séptica e trombose da veia porta hepática. É a consequência rara da disseminação de uma infeção no abdómen (como numa apendicite). Esta afeção provoca um grave estado de febre, abcessos hepáticos e ascite. O tratamento usado são antibióticos e drenagem cirúrgica dos abcessos.

pneumotórax - Pneumotórax

Pneumotórax

Presença de gás ou ar na cavidade pleural produzido por bactérias produtoras de gás ou um traumatismo do tórax. Pode posteriormente sobrevir uma infeção (empiema).

Poliartrite - Poliartrite

Poliartrite

Doença reumática que afeta diversas articulações ao mesmo tempo ou sucessivamente, provocando dores, rigidez, inchaço, sensibilidade aumentada e perda a função. A causa mais comum é a artrite reumatóide.

Pneumonia - Pneumonia

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Esta afeção pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Esta doença é muito frequente e afeta pessoas de todas as idades.

Os sintomas mais comuns de pneumonia são a tosse produtiva com expectoração, dores no tórax, febre, arrepios e falta de ar. Estes sintomas estão habitualmente muito relacionados com a extensão da doença. A auscultação pulmonar dos doentes com pneumonia apresenta habitualmente uma modificação característica da transmissão dos sons.

Na maioria dos casos, o diagnóstico confirma-se através de uma radiografia ao tórax. Podem, também, ser efectuados exames bacteriológicos da expectoração e do sangue, com o fim de identificar o microrganismo responsável. No entanto, em metade dos indivíduos com pneumonia não se chega a identificar o agente causal.

Parosmia - Parosmia

Parosmia

Alteração ou perversão do sentido do olfato.

Paranóia - Paranóia

Paranóia

Afeção mental caraterizada por um delírio organizado num sistema, sem alucinações ou outros sintomas importantes de doença mental. Muitos indivíduos com estes delírios desenvolvem com o tempo, uma doença mental. Este termo é utilizado de uma maneira mais ampla para denominar o estado de espírito de um indivíduo que tem uma crença muito arreigada de que está a ser perseguido por outros. O seu comportamento é, portanto, receoso e isolado.

Perinefrite - Perinefrite

Perinefrite

Inflamação dos tecidos situados à volta dos rins. Deve-se quase sempre à evolução de uma infeção do próprio rim. O doente tem dores na região lombar, febre e tremores. para impedir a progressão e a formação de um abcesso, deve instituir-se um tratamento precoce da infeção renal subjacente.