Parestesia - Parestesia

Parestesia

Sensação anormal e espontânea de formigueiro. Constitui um sintoma de lesão parcial de um nervo periférico.

Puberdade - Puberdade

Puberdade

Período em que ocorre o desenvolvimento da maturidade sexual e os órgãos de reprodução se tornam funcionais. manifesta-se nos dois sexos pelo aparecimento de caracteres sexuais secundários. Estas mudanças ocorrem devido a um aumento da atividade hormonal sexual, provocada pela estimulação dos ovários e dos testículos pelas hormonas hipofisárias.

Periureterite - Periureterite

Periureterite

Inflamação dos tecidos à volta do ureter. Costuma estar associada à inflamação do ureter, geralmente acima de uma obstrução provocada por um cálculo ou uma estenose. O tratamento destina-se a eliminar a obstrução do ureter e controlar a infeção com antibióticos.

Palato - Palato (abóbada palatina, céu da boca)

Palato (abóbada palatina, céu da boca)

Parte superior da boca que a separa das fossas nasais, formada por duas partes. O palato duro, na zona anterior da boca, é constituído pela apófise do maxilar superior e os ossos palatinos e está revestido por uma membrana mucosa. O palato mole, na parte posterior da boca, consiste numa dobra da membrana mucosa que forma uma saliência pendente carnuda (a úvula) e nos músculos envolventes.

Pepsinógeno - Pepsinógeno

Pepsinógeno

Enzima produzida pelas células pépticas e transformada em pepsina.

pH - pH

pH

Medida da concentração dos iões hidrogénio numa solução e, portanto, a medida da sua acidez ou alcalinidade. Um pH de 7 indica uma solução neutra, abaixo de 7 indica acidez e acima de 7 indica alcalinidade.

betacaroteno - Provitamina

Provitamina

Substância que não é em si mesma uma vitamina mas que pode transformar-se numa vitamina no nosso organismo. Por exemplo, o betacaroteno, que pode transformar-se em vitamina A.

Proteína - Proteína

Proteína

Substância do grupo de composto orgânicos de carvão, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio (o enxofre e o fósforo podem também estar presentes). A molécula proteica é uma estrutura complexa, formada por uma ou mais cadeias de aminoácidos unidos por enlaces peptídicos. As proteínas são os compostos essenciais do corpo. Formam a estrutura material dos músculos, tecidos, órgãos, etc., e são também importantes como reguladoras de funções, como as enzimas e as hormonas. As proteínas são sintetizadas no organismo a partir do seus compostos aminoácidos, que se obtêm por meio da digestão das proteínas da alimentação. O excesso de proteínas não requeridas pelo organismo pode transformar-se e glicose e ser utilizada como fonte de energia (neoglicogénese).

Pick doença de - Pick, doença de

Pick, doença de

Causa rara de demência nas pessoas de meia-idade. A lesão localiza-se preferentemente nos lobos frontal e temporal do cérebro, em contraste com a degeneração difusa da doença de Alzheimer.

Pé chato - Pé chato

Pé chato

Ausência da escavação da planta do pé, com o desaparecimento da sua curvatura normal, de maneira que quase toda a planta do pé se mantém apoiada no solo. Pode apresentar-se desde a infância ou adquirir-se em adulto por uma estadia prolongada de pé ou por excesso de peso. O pé chato só requer tratamento (exercícios) quando provoca dor.