Oftalmologia - Oftalmologia

Oftalmologia

Ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças oculares.

Osteófito - Osteófito

Osteófito

Excrescência do osso, que ocorre nas zonas de degenerescência ou destruição da cartilagem próximas das articulações e dos discos intervertebrais. O osteófito é um indício radiológico da osteartrite, mas não é uma causa propriamente dita dos sintomas da mesma.

Osso temporal - Osso temporal

Osso temporal

Osso par que faz parte dos ossos da base do crânio e que contém o ouvido médio e interno.

Otosclerose - Otosclerose

Otosclerose

Afeção hereditária que provoca surdez na idade adulta. A proliferação óssea no ouvido interno provoca a fixação do terceiro pequeno osso auricular (o estribo) à janela oval (que separa o ouvido médio do intemo), de maneira que os sons não podem chegar ao ouvido interno. A surdez progressiva pode tornar-se muito acentuada,embora o tratamento cirúrgico seja bastante eficaz. Mais frequente na mulher, relacionado com alterações hormonais (gravidez, menopausa).

Ovarite - Ovarite

Ovarite

Inflamação do ovário.

Ouvido externo - Ouvido externo

Ouvido externo

Pavilhão auricular e canal auditivo externo.

Osteoblasto - Osteoblasto

Osteoblasto

Célula que se origina na mesoderme do embrião e é responsável pela formação do osso.

Osteopatia - Osteopatia

Osteopatia

Nome genérico das doenças dos ossos.

Olho - Olho

Olho

Órgão da visão especializado na receção e resposta à luz. Tem uma forma quase esférica e é formado por três camadas diferentes. A luz penetra no olho pela córnea que a refrata, através do humor aquoso, para o cristalino. Por meio da mudança da forma do cristalino, a luz é focado, através do humor vítreo, na retina. Na retina, as células sensíveis à luz enviam os impulsos nervosos ao cérebro pelos nervos óticos. A disposição dos dois olhos na parte anterior da cabeça proporciona visão binocular. Ambos os olhos estão contidos no interior de órbitas, sendo controlados pelos músculos extrínsecos do olho.

Osteocondroma - Osteocondroma

Osteocondroma

Tumor ósseo composto por células formadoras de cartilagem. Apresenta-se como uma massa indolor, geralmente na extremidade de um osso comprido. Uma pequena porção destes tumores torna-se maligna quando não se tratam e por esse motivo devem ser extirpados.