Olfato - Olfato

Olfato

Sentido do olfato. As células sensoriais da membrana mucosa que reveste a cavidade nasal são estimuladas pela presença de partículas químicas dissolvidas no muco.

Osteomielite - Osteomielite

Osteomielite

Inflamação da medula óssea provocada por uma infeção. É um risco consecutivo a uma fratura complicada e é preciso ser extremamente cauteloso quando a medula óssea está exposta na cirurgia óssea e articular. Também pode ser devida a um microrganismo transportado pela corrente sanguínea. Na osteomielite aguda, mais frequente nas crianças, existe dor intensa, inchaço e vermelhidão no lugar da lesão, quase sempre ao nível da diáfise de um osso comprido, acompanhado por febre elevada e uma sensação de doença generalizada.

Ouvido interno - Ouvido interno (labirinto)

Ouvido interno (labirinto)

Sistema de cavidades e canais que compreende os órgãos de audição e de equilíbrio. O labirinto membranoso é formado por uma série de câmaras e canais membranosos ligados entre si (os canais semicirculares), o utrículo e o sáculo (relacionados com o equilíbrio) e a cavidade central da cóclea (relacionada com a audição), sendo preenchido por um líquido ósseo é um sistema de canais e câmaras ósseas que rodeiam o labirinto membranoso. Está localizado na parte pétrea do osso temporal e é banhado por um líquido chamado perilinfa.

Ocitocina - Ocitocina

Ocitocina

Hormona hipotalâmica que provoca a contração do útero e estimula a secreção de leite após o parto.

Oftalmotonómetro - Oftalmotonómetro

Oftalmotonómetro

Instrumento usado para medir a tensão intra-ocular (TO).

Oftalmologista - Oftalmologista

Oftalmologista

Médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças oculares.

Olho - Olho

Olho

Órgão da visão especializado na receção e resposta à luz. Tem uma forma quase esférica e é formado por três camadas diferentes. A luz penetra no olho pela córnea que a refrata, através do humor aquoso, para o cristalino. Por meio da mudança da forma do cristalino, a luz é focado, através do humor vítreo, na retina. Na retina, as células sensíveis à luz enviam os impulsos nervosos ao cérebro pelos nervos óticos. A disposição dos dois olhos na parte anterior da cabeça proporciona visão binocular. Ambos os olhos estão contidos no interior de órbitas, sendo controlados pelos músculos extrínsecos do olho.

Ouvido externo - Ouvido externo

Ouvido externo

Pavilhão auricular e canal auditivo externo.

Otorragia - Otorragia

Otorragia

Hemorragia do ouvido.

Obsesão - Obsesão

Obsesão

Pensamentos, sentimentos ou ações repetidas de caráter desagradável que provocam ansiedade. Embora a obsessão domine o indivíduo, este tem consciência da sua insensatez e luta por eliminá-la. A obsessão pode ser uma imagem viva, um pensamento, um temor ou um impulso. É uma caraterística das neuroses obsessivas e, à vezes, da depressão e de algumas patologias orgânicas como a encefalite.