Obsesão - Obsesão

Obsesão

Pensamentos, sentimentos ou ações repetidas de caráter desagradável que provocam ansiedade. Embora a obsessão domine o indivíduo, este tem consciência da sua insensatez e luta por eliminá-la. A obsessão pode ser uma imagem viva, um pensamento, um temor ou um impulso. É uma caraterística das neuroses obsessivas e, à vezes, da depressão e de algumas patologias orgânicas como a encefalite.

Osteopetrose - Osteopetrose

Osteopetrose

Osteopatia congénita rara em que os ossos se tornam mais duros e densos, embora apresentem maior suscetibilidade a fraturas e a deformações. Os ossos afetados aparecem muito opacos nos raios X.

Opsonina - Opsonina

Opsonina

Componente sérico que se fixa às bactérias invasoras e que parece que as torna mais atraentes aos fagócitos, tornando-as, portanto, mais fáceis de ser englobadas e destruídas.

Oftalmomicose - Oftalmomicose

Oftalmomicose

Qualquer doença do olho provocada por fungos.

Oftalmoplegia - Oftalmoplegia

Oftalmoplegia

Paralisia dos músculos do olho. A oftalmoplegia interna afeta os músculos do interior do olho: a nível da íris (que controla o tamanho da pupila) e do músculo ciliar (responsável pela acomodação). A oftalmoplegia externa afeta os músculos que movem o olho.

Osteologia - Osteologia

Osteologia

Estudo dos ossos.

Ouvido externo - Ouvido externo

Ouvido externo

Pavilhão auricular e canal auditivo externo.

Osteotomia - Osteotomia

Osteotomia

Operação cirúrgica que consiste em seccionar um osso em duas partes com o consequente alinhamento das suas extremidades, para permitir a sua cura.

Oftalmologia - Oftalmologia

Oftalmologia

Ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças oculares.

Osteófito - Osteófito

Osteófito

Excrescência do osso, que ocorre nas zonas de degenerescência ou destruição da cartilagem próximas das articulações e dos discos intervertebrais. O osteófito é um indício radiológico da osteartrite, mas não é uma causa propriamente dita dos sintomas da mesma.