Nódulo de Ghon - Nódulo de Ghon

Nódulo de Ghon

Lesão produzida no pulmão pelo bacilo da tuberculose numa pessoa não afetada anteriormente. É formado por um pequeno foco de inflamação granulomatosa que se torna visível à observação do tórax por raios X quando adquire um tamanho relativamente grande ou se calcifica. O nódulo de Ghon costuma resolver-se sem enhuma sequela posterior, mas el alguns doentes inicia-se um processo tuberculoso por difusão linfática, aérea ou através da corrente sanguínea.

Narcolepsia - Narcolepsia

Narcolepsia

Tendência extrema a dormir em ambientes silenciosos ou quando se está ocupado em atividades monótonas. O doente pode ser despertado com facilidade e volta a estar alerta imediatamente. Costuma estar associado com a catalepsia e a paralisia do sono. Enquanto o doente dorme pode ter alucinações auditivas ou ataques passageiros de paralisia muscular.

Neuro epitelioma - Neuro-epitelioma

Neuro-epitelioma

Tumor maligno da retina ocular. É uma forma de glioma que geralmente se dissemina para o encéfalo.

Nervo facial - Nervo facial

Nervo facial

Sétimo par craniano é um nervo misto, sensitivo e motor, que inerva os músculos da expressão facial, os corpúsculos gustativos da parte anterior da língua, as glândulas lacrimais. Um pequeno ramo destinado ao ouvido médio regula a tensão dos pequenos ossos do ouvido.

Nefralgia - Nefralgia

Nefralgia

Dor nos rins. A dor localiza-se na região lombar.

Nefrobiastoma - Nefrobiastoma

Nefrobiastoma

Tumor maligno do rim que ocorre na infância. É raro depois dos oito anos de idade e o sintoma mais evidente é a tumefação abdominal. O tratamento faz-se por cirurgia (nefrectomia), seguido por radioterapia e drogas citotóxicas.

Neurónio - Neurónio (célula nervosa)

Neurónio (célula nervosa)

Unidade básica do sistema nervoso. É uma célula especializada em transmitir os impulsos nervosos elétricos e portanto na transmissão da informação de uma parte do corpo para outra. Cada neurónio tem uma zona maior que é o corpo celular, com o núcleo no seu interior. Do corpo celular surgem diversos prolongamentos (dendritos) através dos quais entram os impulsos procedentes das suas ramificações. Um prolongamento maior estende.se para fora e conduz os impulsos a partir do corpo celular. Este prolongamento normalmente não apresenta ramificações a não ser nas terminações nervosas. O ponto de contato de um neurónio com outro é conhecido como sinapse.

Narcose - Narcose

Narcose

Estado de consciência diminuída ou de absoluta inconsciência provocado pelo uso de drogas narcóticas que têm um efeito depressivo sobre o sistema nervoso. As reações corporais aos estímulos estão diminuídas e o corpo pode estar completamente sedado ou anestesiado.

Nefrolitíase - Nefrolitíase

Nefrolitíase

Presença de cálculos nos rins. Esses cálculos podem causar dores e hematúria, embora às vezes sejam assintomáticos. Deve efetuar-se uma completa investigação para determinar a causa subjacente à formação do cálculo. Quando os cálculos causam obstrução e infeção urinária, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Nasolacrimal - Nasolacrimal (canal)

Nasolacrimal (canal)

Canal que conduz as lágrimas do olho para o nariz.