Neurofibrilha - Neurofibrilha

Neurofibrilha

Finas fibrilhas que percorrem as células nervosas em todos os sentidos.

Nervo facial - Nervo facial

Nervo facial

Sétimo par craniano é um nervo misto, sensitivo e motor, que inerva os músculos da expressão facial, os corpúsculos gustativos da parte anterior da língua, as glândulas lacrimais. Um pequeno ramo destinado ao ouvido médio regula a tensão dos pequenos ossos do ouvido.

Nefrocalcinose - Nefrocalcinose

Nefrocalcinose

Presença de depósitos de cálcio nos rins. Pode ser devido a um excesso de cálcio no sangue, a uma hiperfunção das glândulas paratiróides ou consequência de uma anormalidade subjacente do rim.

Nervo ciático - Nervo ciático

Nervo ciático

O maior nervo das extremidades inferiores e de maior diâmetro. Segue por detrás da coxa desde a extremidade inferior da coluna vertebral e passa por cima da articulação do joelho onde se divide em dois ramos importantes, o ciátipo poplíteo interno e o ciático poplíteo externo, que se distribuem pelos músculos e a pele da perna.

Nefrauxia - Nefrauxia

Nefrauxia

Hipertrofia do rim.

Neurite retrobulbar - Neurite retrobulbar

Neurite retrobulbar

Inflamação do nervo ótico atrás do olho, que provoca uma visão turva progressiva. Quando a inflamção afeta a primeira parte do nervo e pode observar-se no disco ou papila ótica, denomina-se papilite ótica. A nevrite retrobulbar é um dos sintomas da esclerose múltipla, mas também pode apresentar-se como lesão isolada, na ausência de qualquer outra afeção do sistema nervoso e com recuperação completa da visão.

Nódulo de Ghon - Nódulo de Ghon

Nódulo de Ghon

Lesão produzida no pulmão pelo bacilo da tuberculose numa pessoa não afetada anteriormente. É formado por um pequeno foco de inflamação granulomatosa que se torna visível à observação do tórax por raios X quando adquire um tamanho relativamente grande ou se calcifica. O nódulo de Ghon costuma resolver-se sem enhuma sequela posterior, mas el alguns doentes inicia-se um processo tuberculoso por difusão linfática, aérea ou através da corrente sanguínea.

Narcolepsia - Narcolepsia

Narcolepsia

Tendência extrema a dormir em ambientes silenciosos ou quando se está ocupado em atividades monótonas. O doente pode ser despertado com facilidade e volta a estar alerta imediatamente. Costuma estar associado com a catalepsia e a paralisia do sono. Enquanto o doente dorme pode ter alucinações auditivas ou ataques passageiros de paralisia muscular.

Neuro epitelioma - Neuro-epitelioma

Neuro-epitelioma

Tumor maligno da retina ocular. É uma forma de glioma que geralmente se dissemina para o encéfalo.

Nefralgia - Nefralgia

Nefralgia

Dor nos rins. A dor localiza-se na região lombar.