Natalidade - Natalidade (taxa de)

Natalidade (taxa de)

Quociente do número de nados-vivos verificados num determinado período e população média do mesmo período.

Nefrobiastoma - Nefrobiastoma

Nefrobiastoma

Tumor maligno do rim que ocorre na infância. É raro depois dos oito anos de idade e o sintoma mais evidente é a tumefação abdominal. O tratamento faz-se por cirurgia (nefrectomia), seguido por radioterapia e drogas citotóxicas.

neurocirculatoria - Neurocirculatória (astenia)

Neurocirculatória (astenia)

Complexo sintomático caraterizado por dispneia, sufocação, vertigens, fadiga, palpitações, ansiedade, dores na região precordial e sensação de morte. Esta sintomatologia sobrevém geralmente por crises e é quase sempre atribuída pelo doente a afeção cardíaca, mas trata-se antes do efeito de determinados fatores psicológicos certamente num terreno constitucional propício.

Nistagmo - Nistagmo

Nistagmo

Movimentos rápidos e involuntários dos olhos que podem ser de um lado para o outro, de cima para baixo ou de caráter rotatório. O nistagmo pode ser congénito e associar-se a uma visão defeituosa; também pode ocorrer nas afeções do órgão do equilíbrio no ouvido ou da zona do cérebro associada ao mesmo. Os movimentos, em forma de batimentos, ocorrem, às vezes, em pessoas cansadas, ao efetuarem movimentos forçados dos olhos: denominam-se nistagmo espontâneo e não pressupõem doença.

Nefrectomia - Nefrectomia

Nefrectomia

Extirpação cirúrgica de um rim. Quando se efetua devido a um cancro do rim, extirpa-se todo o órgão com a gordura à volta e a glândula suprarrenal adjacente (nefrectomia radical). A extirpação do pólo superior ou inferior do rim denomina-se nefrectomia parcial.

Normoblasto - Normoblasto

Normoblasto

Célula nucleada que faz parte da série que origina os glóbulos vermelhos do sangue e que se encontra normalmente no tecido hemapoiético da medula óssea.

Necrospermia - Necrospermia

Necrospermia

Presença de espermatozóides mortos ou imóveis no sémen.

Nefrónio - Nefrónio

Nefrónio

Unidade morfológica e funcional do rim, constituída pelo conjunto do glomérulo renal com a sua cápsula de Browman, do tubo contornado proximal, dos ramos descendentes e ascendente da ansa de Henle e do tubo contornado distal. Calcula-se que cada rim possua um milhão de nefrónios.

Nefrose - Nefrose

Nefrose

Mudanças degenerativas que ocorrem no epitélio dos tubos renais.

Necrólise - Necrólise (epidérmica)

Necrólise (epidérmica)

Doença cutânea, aguda, grave na qual a maior parte da superfície do corpo se torna vermelha e necrótica, após o período inicial bolhoso, adquirindo o conjunto o aspeto de uma queimadura. Aparece na criança ou no adulto, provocada por infeção por agentes piogénicos ou por ações tóxicas.