Necrólise - Necrólise (epidérmica)

Necrólise (epidérmica)

Doença cutânea, aguda, grave na qual a maior parte da superfície do corpo se torna vermelha e necrótica, após o período inicial bolhoso, adquirindo o conjunto o aspeto de uma queimadura. Aparece na criança ou no adulto, provocada por infeção por agentes piogénicos ou por ações tóxicas.

Necrotomia - Necrotomia

Necrotomia

Extirpação de uma zona morta de um osso ou dissecação de um cadáver.

Neuro epitélio - Neuro-epitélio

Neuro-epitélio

Tipo de epitélio presente em determinados órgãos sensoriais. Contém terminações nervosas sensitivas e localiza-se na retina, no labirinto membranoso do ouvido interno, na membrana mucosa que forra a cavidade nasal e nos bulbos gustativos.

Nervoso central sistema - Nervoso central, sistema

Nervoso central, sistema

É formado pelo encéfalo e a espinal medula, em contraposição aos nervos cranianos e raquidianos e aos sistema nervoso autónomo que, em conjunto, formam o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é responsável pela integração de todas as atividades nervosas.

Neomicina - Neomicina

Neomicina

Antibiótico utilizado para tratar infeções provocadas por um amplo espetro de bactérias, sobretudo as que afetam a pele e os olhos. A neomicina costuma ser aplicada em creme ou gotas, associada a outros antibióticos, mas também pode ser administrada oralmente.

Nocardiose - Nocardiose

Nocardiose

Doença provocada pelas bactérias do género Noocardia, afetando principalmente os pulmões, a pele e o encéfalo e que forma abcessos. A nocardiose trata-se com antibióticos.

Nervo vago - Nervo vago

Nervo vago

Décimo par craniano que conduz as fibras nervosas motoras aos músculos de deglutição e fibras parassimpáticas ao coração e aos órgãos da cavidade torácica e do abdómen. Os ramos sensitivos do nervo vago conduzem os impulsos originados nas vísceras e a sensação gustativa a partir da boca.

Nódulo - Nódulo

Nódulo

Pequena nodosidade ou agregação de células.

Neoplasia - Neoplasia

Neoplasia

Crescimento novo e anormal: qualquer tumor benigno ou maligno.

Nódulo de Ghon - Nódulo de Ghon

Nódulo de Ghon

Lesão produzida no pulmão pelo bacilo da tuberculose numa pessoa não afetada anteriormente. É formado por um pequeno foco de inflamação granulomatosa que se torna visível à observação do tórax por raios X quando adquire um tamanho relativamente grande ou se calcifica. O nódulo de Ghon costuma resolver-se sem enhuma sequela posterior, mas el alguns doentes inicia-se um processo tuberculoso por difusão linfática, aérea ou através da corrente sanguínea.