Medicina legal - Medicina legal

Medicina legal

Ramo da medicina que se dedica à investigação científica das causas das lesões e da morte em circunstâncias enigmáticas, principalmente quando se suspeita de ação criminosa. As referidas investigações são realizadas principalmente pelos anátomo-patologistas a pedido de um juiz de instrução e atuando conjuntamente com os peritos e investigadores policiais.

Mastóide - Mastóide (apófise)

Mastóide (apófise)

Apófise do osso temporal, palpável imediatamente atrás do ouvido. Contém numerosas cavidades, uma das quais, o antro, comunica com o ouvido médio e supura muito facilmente nas doenças deste.

Maléolo - Maléolo

Maléolo

Significa uma das duas protuberâncias dos dois lados do tornozelo: o maléolo lateral ou externo na extremidade inferior do perónio e o maléolo médio ou interno na extremidade inferior da tíbia.

Mucocele - Mucocele

Mucocele

Espaço ou órgão distendido pelo muco. Pode ocorrer na vesícula biliar quando os canais biliares ficam obstruídos de maneira que a secreção mucosa fica retida e dilata a cavidade do órgão.

mielografia - Mielografia

Mielografia

Método especializado radiológico para observar o canal espinal que consiste na injeção de um meio de contraste rádio-opaco. As chapas obtidas denominam-se mieolograma. É um método importante para diagnosticar tumores da espinal medula e outras causas de compressão da espinal medula e raízes nervosas.

Mucormicose - Mucormicose

Mucormicose

Micose cutânea, pulmonar ou cerebral produzida por fungos da ordem das Mucorales. Doença muito rara observada geralmente em estados deficitários. Atualmente inclui-se nas ficomicoses.

Micção - Micção

Micção

Eliminação periódica de urina da bexiga através da uretra. Começa pela distensão voluntária do esfíncter da bexiga e mantém-se pela contração reflexa dos músculos da parede vesical.

Maltose - Maltose

Maltose

Açúcar formado por duas moléculas de glicose. A maltose provém da digestão do amido e do glicógeno e existe nas sementes dos cereais em germinação.

Meta hemoglobina - Meta-hemoglobina

Meta-hemoglobina

Substância que se forma quando os átomos de ferro do pigmento hemático hemoglobina se oxidaram, passando da forma ferrosa à forma férrica. A meta-hemoglobina não pode comparar-se com o oxigénio molecular e, portanto, não pode transportar o oxigénio pelo organismo. A presença de meta-hemoglobinemia) pode ocorrer devido ingestão de drogas oxidantes ou a partir de uma malformação hereditária da molécula de hemoglobina. Os seus sintomas incluem fadiga, cefaleias, vertigem e cianose.

Melanismo - Melanose

Melanose

Escurecimento dos tecidos corporais provocado pela produção exagerada do pigmento melanina. A melanina pode, por exemplo, localizar-se nos pêlos ou na pele (após exposição prolongada ao sol, durante a gravidez).