Membrana - Membrana

Membrana

Camada fina de tecido que rodeia a totalidade ou parte de um órgão ou o tecido que reveste uma cavidade ou que separa estruturas ou cavidades adjacentes.

Metacarpo - Metacarpo

Metacarpo

Os cinco ossos da mão que unem o carpo com as falanges.

Menopausa - Menopausa

Menopausa

Período da vida de uma mulher durante o qual os ovários deixam de produzir óvulos de quatro em quatro semanas, cessando também a menstruação e a possibilidade de engravidar. Durante o tempo em que dura a menopausa origina-se uma mudança no equilíbrio das hormonas sexuais do organismo, que conduz a rubores e calores, palpitações e secura da membrana que reveste a vagina. Algumas mulheres podem também ter perturbações emocionais.

Micose - Micose

Micose

Qualquer doença provocada por fungos.

Macrófago - Macrófago

Macrófago

Célula fagocitária de grandes dimensões, que engloba restos citológicos ou corpos estranhos, presente no tecido conjuntivo e em muitos outros tecidos e órgãos importantes, entre os quais se destacam a espinal medula, o baço, os gânglios linfáticos, o fígado e o sistema nervoso central. Estão intimamente relacionadas com os monócitos. Os macrófagos fixos permanecem no interior do tecido conjuntivo; os macrófagos livres deslocam-se entre as células concentrando-se nos focos de infeção, eliminando bactérias e outros corpos estranhos do sangue e dos tecidos.

Melanismo - Melanose

Melanose

Escurecimento dos tecidos corporais provocado pela produção exagerada do pigmento melanina. A melanina pode, por exemplo, localizar-se nos pêlos ou na pele (após exposição prolongada ao sol, durante a gravidez).

Mitocôndria - Mitocôndria

Mitocôndria

Cada uma das pequenas formações granulares ou bastonetiformes no citoplasma celular e cujo conjunto se designa por condrioma. São formações frágeis, facilmente solúveis e que só se visualizam com técnicas histológicas especiais.

Monócito - Monócito

Monócito

Variedade de glóbulo branco do sangue, com um núcleo em forma de rim e um citoplasma cinzento azulado. A sua função é a de englobar partículas estranhas como bactérias e restos tissulares.

Macronormoblasto - Macronormoblasto

Macronormoblasto

Forma anormal de qualquer das células (normoblastos) que formam as precursoras dos glóbulos vermelhos no sangue. Os macronormoblastos têm um tamanho excessivo, no entanto, têm núcleos de tamanho normal. Aparece frequentemente nas anemias, quando existe um défice na formação dos glóbulos vermelhos.

Melanócito - Melanócito

Melanócito

Célula da epiderme que produz o pigmento castanho-escuro melanina.