Mastose - Mastose

Mastose

Designação dada à doenças degenerativas e produtivas da mama, caraterizadas pela existência de tumefações nodulares dolorosas.

Macrófago - Macrófago

Macrófago

Célula fagocitária de grandes dimensões, que engloba restos citológicos ou corpos estranhos, presente no tecido conjuntivo e em muitos outros tecidos e órgãos importantes, entre os quais se destacam a espinal medula, o baço, os gânglios linfáticos, o fígado e o sistema nervoso central. Estão intimamente relacionadas com os monócitos. Os macrófagos fixos permanecem no interior do tecido conjuntivo; os macrófagos livres deslocam-se entre as células concentrando-se nos focos de infeção, eliminando bactérias e outros corpos estranhos do sangue e dos tecidos.

Mieloblasto - Mieloblasto

Mieloblasto

Glândula precursora de um granulócito. Tem um grande núcleo e um citoplasma escasso. Está normalmente presente no tecido hematopoético da medula óssea. mas pode surgir no sangue em diversas doenças, principalmente na leucemia mieloblástica aguda.

Monócito - Monócito

Monócito

Variedade de glóbulo branco do sangue, com um núcleo em forma de rim e um citoplasma cinzento azulado. A sua função é a de englobar partículas estranhas como bactérias e restos tissulares.

Mesaortite - Mesaortite

Mesaortite

Inflamação da camada média da artéria aorta, que às vezes se combina com a inflamação do resto das camadas da parede arterial. Ocorre na sífilis, na poliarterite, na arterite temporal e na doença de Buerger.

Menorragia - Menorragia

Menorragia

Aumento da hemorragia menstrual que pode ou não estar associada ao prolongamento anormal dos períodos menstruais. A menorragia pode também estar relacionada com a pressão arterial elevada, perturbações hormonais, inflamação ou tumores do útero e anemia, à diabetes mellitus, doença renal e muitas outras afeções.

Meniscectomia - Meniscectomia

Meniscectomia

Extirpação cirúrgica de uma cartilagem no joelho. Realiza-se quando o menisco se rasgou ou está doente, a fim de eliminar a dor e o bloqueio da articulação do joelho.

Meningocele - Meningocele

Meningocele

Hérnia das meninges para o exterior do crânio ou do canal raquidiano. Contém líquido em maior ou menor abundância.

Meningite - Meningite

Meningite

Inflamação das meninges devida à infeção por vírus ou bactérias. A meningite causa intensas cefaleias, febre, perda do apetite, intolerância à luz e aos ruídos, rigidez muscular, principalmente dos músculos do pescoço e, nos casos severos, convulsões, vómitos e delírio e, por vezes morte. As meningites bacterianas podem tratar-se, geralmente com êxito, mediante o uso de antibióticos adequados. As virais não respondem aos antibióticos, sendo que o seu tratamento consiste no repouso prolongado.

Meningioma - Meningioma

Meningioma

Tumor que se origina nas coberturas fibrosas do encéfalo e da espinal medula (meninges). Costuma ser de crescimento lento e produz sintomas pela pressão que exerce sobre o tecido nervoso subjacente. No cérebro, o tumor é a causa de uma epilepsia focal e gradualmente origina uma incapacidade neurológica progressiva. Na espinal medula causa paraplegia e síndrome de Brown-Sequard. Alguns meningiomas são malignos e invadem os tecidos vizinhos. O tratamento da maioria dos casos consiste na extirpação cirúrgica quando o tumor é acessível. As variedades mais malignas podeme xigir também radioterapia adicional.