Mucormicose - Mucormicose

Mucormicose

Micose cutânea, pulmonar ou cerebral produzida por fungos da ordem das Mucorales. Doença muito rara observada geralmente em estados deficitários. Atualmente inclui-se nas ficomicoses.

Micção - Micção

Micção

Eliminação periódica de urina da bexiga através da uretra. Começa pela distensão voluntária do esfíncter da bexiga e mantém-se pela contração reflexa dos músculos da parede vesical.

Maltose - Maltose

Maltose

Açúcar formado por duas moléculas de glicose. A maltose provém da digestão do amido e do glicógeno e existe nas sementes dos cereais em germinação.

Meta hemoglobina - Meta-hemoglobina

Meta-hemoglobina

Substância que se forma quando os átomos de ferro do pigmento hemático hemoglobina se oxidaram, passando da forma ferrosa à forma férrica. A meta-hemoglobina não pode comparar-se com o oxigénio molecular e, portanto, não pode transportar o oxigénio pelo organismo. A presença de meta-hemoglobinemia) pode ocorrer devido ingestão de drogas oxidantes ou a partir de uma malformação hereditária da molécula de hemoglobina. Os seus sintomas incluem fadiga, cefaleias, vertigem e cianose.

Melanismo - Melanose

Melanose

Escurecimento dos tecidos corporais provocado pela produção exagerada do pigmento melanina. A melanina pode, por exemplo, localizar-se nos pêlos ou na pele (após exposição prolongada ao sol, durante a gravidez).

Mandíbula - Mandíbula

Mandíbula

Nome dado ao osso maxilar inferior. A mandíbula constitui parte da armação da boca e proporciona a fixação dos dentes.

Miose - Miose

Miose

Contração da pupila. Produz-se normalmente com luz intensa, certas afeções ou drogas, sendo a miose persistente devida, habitualmente, à terapêutica medicamentosa do glaucoma.

Miologia - Miologia

Miologia

Estudo da estrutura, função e doenças dos músculos.

Melanúria - Melanúria

Melanúria

Presença de um pigmento escuro na urina. Pode ser produzido pela presença de melanina ou dos seus precursores em alguns casos de melanoma.

Membrana de Descemet - Membrana de Descemet

Membrana de Descemet

Membrana elástica que forra a superfície interna da córnea do olho contígua ao humor aquoso.