meiose - Meiose

Meiose

Tipo de divisão celular que origina quatro células, em que cada uma tem metade dos cromossomas da célula original. Ocorre antes da formação do espermatozóide e do óvulo. A meiose origina também uma variação genética nas células filhas que tem lugar pelo processo de cruzamento. A meiose consiste em duas divisões sucessivas das células.

miastenia - Miastenia gravis

Miastenia gravis

Doença crónica caraterizada por debilidade anormal de diversos músculos que melhora com o repouso ou medicamentos. Às vezes, o grau de fadiga é tão intenso que os músculos afetados paralisam temporariamente. A causa da doença é incerta, mas parece que está associada a uma incapacidade do neurotransmissor para induzir a contração muscular.

Mioma - Mioma

Mioma

Tumor benigno do músculo. O mioma pode aparecer no músculo liso ou no músculo estriado. Os miomas aparecem no útero. Os miomas também podem ser chamados de leiomiomas, fibromas ou fibromiomas

Mamotermografia - Mamotermografia

Mamotermografia

Técnica de exploração das mamas por meio da termografia, a fim de descobrir a presença de tumores ou outras anomalias.

Mediastino - Mediastino

Mediastino

Nome dado ao espaço da cavidade torácica que fica situado entre os dois pulmões. É limitado à frente pelo esterno, atrás pela coluna dorsal, em cima pela base do pescoço e em baixo e em baixo pelo diafragma.

Melanina - Melanina

Melanina

Pigmento de cor castanho-escura a negro presente nos pêlos, na pele, na íris e na camada coroideia dos olhos. Está contida numas células especiais chamadas  cromatóforos. Na pele, os cromatóforos encontram-se na derme. A produção de melanina na pele aumenta pela ação da luz solar, que protege as camadas inferiores da pele das radiações solares.

Metrorragia - Metrorragia

Metrorragia

Hemorragia procedente do útero fora dos períodos menstruais. A metrorragia pode indicar a presença de um cancro no colo do útero ou de outra doença do útero.

Mielofibrose - Mielofibrose

Mielofibrose

Doença crónica progressiva, caraterizada pela fibrose da medula óssea, que conduz à anemia e à presença de glóbulos vermelhos imaturos na circulação. Outras caraterísticas são o aumento do tamanho do baço e a presença de tecido hematopoiético (mielóide) em lugares anormais, como o baço e os rins. A sua causa é desconhecida.

Miossarcoma - Miossarcoma

Miossarcoma

Tumor maligno do músculo.

Meningismo - Meningismo

Meningismo

Rigidez na nuca semelhante à que ocorre na meningite. Mais corrente na infância, o meningismo costuma ser um sintoma de infeção torácica ou de inflamação na parte superior do trato respiratório.