Linfocitose - Linfocitose

Linfocitose

Aumento do número de linfócitos no sangue. A linfocitose ocorre numa grande variedade de doenças, incluindo a leucemia linfóide crónica e as infeções produzidas por vírus.

Linfócito - Linfócito

Linfócito

Variedade de glóbulo branco sanguíneo (leucócito) presente também nos gânglios linfáticos, no baço, na glândula timo, nas paredes intestinais e na medula óssea.

Linfedema - Linfedema

Linfedema

Acumulação de linfa nos tecidos que origina inchaço (edema). Pode ser devido a uma malformação congénita dos vasos linfáticos ou ocorrer como consequência de uma obstrução dos vasos linfáticos por um tumor, parasitas, inflamação ou traumatismo. As extremidades inferiores são afetadas com maior frequência. O tratamento do linfedema consiste na aplicação de ligaduras elásticas e drogas diuréticas.

Linfatismo - Linfatismo

Linfatismo

Hipertrofia da glândula timo e de outras partes do sistema linfático.

Lifangiossarcoma - Lifangiossarcoma

Lifangiossarcoma

Sarcoma com diferenciação no sentido de estruturas vasculares, semelhantes a vasos linfáticos.

Linfangioma - Linfangioma

Linfangioma

Massa localizada de vasos linfáticos distendidos, que pode produzir um grande quisto no pescoço ou na axila. Pode extirpar-se cirurgicamente.

Linfangiectasia - Linfangiectasia

Linfangiectasia

Dilatação dos vasos linfáticos que costuma ser congénita e produz o aumento de tamanho de diversas partes do corpo. Pode também ocorrer por obstrução dos vasos linfáticos.

Linfadenose - Linfadenose

Linfadenose

Hiperplasia ou processo tumoral que afeta os gânglios linfáticos.

Linfadenoma - Linfadenoma

Linfadenoma

Tumefação dos gânglios linfáticos por hiperplasia ou processo de natureza tumoral.

Linfadenite - Linfadenite

Linfadenite

Inflamação dos gânglios linfáticos. Alguns casos são crónicos, como é o caso da linfadenite tuberculosa, embora os agudos constituam a maioria e se localizem na área adjacente à infeção. Os gânglios linfáticos afetados com mais frequência são os do pescoço, associados, como a amigdalite. Os gânglios linfáticos ajudam a conter e combater a infeção. Às vezes ocorrem linfadenites generalizadas por infeções víricas. O tratamento é o da causa que as provoca.