Laparoscópio - Laparoscópio

Laparoscópio

Instrumento cirúrgico formado por um tubo com um foco luminoso para a observação, que se introduz através da parede abdominal, a fim de permitir a observação dos órgãos do abdómen.

Laparoscopia - Laparoscopia

Laparoscopia

Exploração das estruturas abdominais (contidas no interior do peritoneu) mediante um instrumento tubular iluminado (laparoscópio) introduzido no abdómen através de uma pequena incisão na parede. A laparoscopia usa-se com frequência para examinar os ovários e as trompas de Falópio, assim como para realizar um método de esterilização denominado laqueação tubária.

langerhans ilheus1 - Langerhans, ilhéus de

Langerhans, ilhéus de

Pequenos grupos de células disseminadas pelo pâncreas, que segregam as hormonas insulina, glucagon e somatostina. Há três tipos importantes de formas histológicas de células: células alfa (α), beta (β), e D-células (Ψ1). As células alfa e beta produzem, respetivamente, glucagon e insulina.

Lanceta - Lanceta

Lanceta

Instrumento cirúrgico, constituído por uma lâmina com dois gumes e possuidora de um cabo. Serve para abrir pequenos abcessos.

Lambda - Lambda

Lambda

Ponto craniométrico em que se reúnem as suturas lambática e sagital.

Lágrimas - Lágrimas

Lágrimas

Fluido segregado pelas glândulas lacrimais para manter o olho húmido e limpo. As lágrimas contêm lisozima, enzima que destrói as bactérias. A irritação do olho e a emoção provocam lágrimas excessivas.

Lactase - Lactase

Lactase

Enzima segregada pelas glândulas do intestino delgado que transforma a lactose (açúcar do leite) em glicose e galactose durante a digestão.

Lactação - Lactação

Lactação

Secreção de leite pelas glândulas mamárias, que costuma iniciar-se no fim da gravidez. Antes da produção de leite, é segregado um fluido denominado colostro. Ambas as secreções são produzidas como resposta à ação da sucção do lactente no mamilo. A lactação pára quando o bebé deixa de se alimentar de leite materno ou pelo ação de determinadas drogas.

Lacrimejo - Lacrimejo (ou lacrimação)

Lacrimejo (ou lacrimação)

Produção excessiva de lágrimas por irritação do olho. Fluxo lacrimal independente das emoções, devido à obstrução da passagem das lágrimas do saco lacrimal para as fossas nasais.

Lábios - Lábios

Lábios

1. Dobras carnosas que rodeiam a boca.

2. Estrutura carnosa formada por dois pares de dobras cutâneas que rodeiam a vulva (grandes lábios e pequenos lábios).