Jactação - Jactação

Jactação

Agitação desordenada dos membros, provocada por agitação nervosa, que não permite que o doente se mantenha quieto.

Juramento hipocrático - Juramento hipocrático

Juramento hipocrático

Juramento solene que os médicos e profissionais de saúde efetuam, no qual juram praticar a medicina de forma honesta, obrigando-se a observar o código deontológico e a prática estabelecida pelo médico grego Hipócrates (460 – 370 a. C.), chamado o “Pai da Medicina” e, pelos estudantes da escola médica de Caos, onde aquele ensinou.

Jugular - Jugular

Jugular

Designação geral dada a qualquer estrutura que se encontra no pescoço, em especial às veias jugulares anterior, externa e interna, que conduzem o sangue da cabeça e do pescoço para o tórax.

Joelho - Joelho

Joelho

O joelho é a articulação formada pelo fémur, em cima, pela tíbia, em baixo, e pela rótula, à frente. Os seus movimentos principais podem comparar-se aos de uma dobradiça, embora sejam muito complexos. Os côndilos do fémur, ao mesmo tempo que rolam, deslizam sobre as superfícies da tíbia; por outro lado, a extensão e a flexão da perna terminam e começam, respetivamente, com um ligeiro movimento de rotação.

Jejum - Jejum

Jejum

Privação de alimentos ou abstenção de comer e de beber o suficiente para compensar o desgaste resultante da atividade física e manter a temperatura do corpo.

Jejuno - Jejuno

Jejuno

Nome dado à porção do intestino delgado situada entre o duodeno e o íleon.

Junta - Junta

Junta

Ponto das articulações onde os ossos se unem.