Idiolalia - Idiolalia

Idiolalia

Uso de uma linguagem inventada pelo indivíduo.

leon - Ilectomia

Ilectomia

Extirpação cirúrgica completa ou parcial do íleon (intestino delgado).

Inoculação - Inoculação

Inoculação

Introdução de material infetante no organismo, através de uma pequena ferida da pele ou de uma membrana mucosa. Muitas doenças infeciosas são contraídas por inoculação acidental de micróbios. A inoculação também pode ser usada como medida preventiva contra as doenças. Assim, antes do uso das vacinas inoculavam-se os indivíduos com uma emulsão feita a partir das crostas dos doentes com varíola, com o fim de produzir uma forma atenuada da doenla e, desta forma, fornecer proteção contra ulteriores ataques mais graves. Usa-se um processo semelhante com outras doenças, inoculando uma dose adequada de bactérias mortas, chamada vacina.

Imunidade - Imunidade

Imunidade

Capacidade do nosso organismo para resistir à infeção pela presença de anticorpos circulantes e de glóbulos brancos sanguíneos. Os anticorpos são produzidos especificamente para enfrentar os antigénios das diferentes doenças quando se produz o encontro entre os dois elementos. A imunidade ativa ocorre quando as células do nosso organismo produzem e permanecem em condições de produzir os anticorpos apropriados ao começar uma doença ou depois de um estímulo deliberadamente provocado. A imunidade passiva é de curta duração e consegue-se pela injeção de um anti-soro proporcionado por outro indivíduo ou animal imunizado.

Instilação - Instilação

Instilação

Introdução de um líquido gota a gota numa cavidade doente: ouvidos, fossas nasais, olhos, faringe, etc.

eidese - Idese (ou eidese)

Idese (ou eidese)

Faculdade que possuem certos indivíduos de reproduzir exatamente fatos observados ou quadros de objetos que viram.

Insulinase - Insulinase

Insulinase

Enzima presente em alguns tecidos, como o fígado e os rins, que destrói a insulina no organismo.

Infetocontagiosa - Infetocontagiosa

Infetocontagiosa

Diz-se da doença infeciosa que facilmente se transmite por contágio. São exemplos de doenças infetocontagiosas, a tuberculose, a difteria, a varíola, o sarampo, a paralisia infantil, a febre tifóide.

Imunosupressor - Imunosupressor

Imunosupressor

Agente físico (por exemplo, a irradiação) ou biológico (por exemplo, os citostáticos) que inibe a estimulação da resposta imunitária por um antigénio.

Impétigo - Impétigo

Impétigo

Infeção bacteriana da pele, geralmente produzida por estafilacocos embora às vezes por estreptococos. Costuma ser muito comum nos lactentes e nas crianças, desenvolvendo-se principalmente na cara e nas extremidades. A infeção, que se estende rapidamente por todo o corpo, começa com uma mancha vermelha em que se desenvolvem pequenas pústulas que, ao confluírem, formam pequenas ulcerações amarelas. O impétigo é muito contagioso. Esta afeção responde bem ao tratamento com antibióticos. O impétigo é hoje raro nos recém-nascidos, embora um embrião se possa estender rapidamente.