Iridotomia - Iridotomia

Iridotomia

Operação praticada no olho mediante a qual se efetua uma incisão na íris.

squion - Ísquion

Ísquion

Osso que forma a parte inferior dos dois lados do coxal ou osso das ancas (osso ilíaco).

Ileostomia - Ileostomia

Ileostomia

Intervenção cirúrgica em que o íleon, atravessando a parede abdominal, estabelece uma abertura artificial (estoma) por onde pode ser eliminado o conteúdo intestinal, excluindo a passagem pelo cólon. Há diversos tipos de bolsas para recolher a matéria eliminada. A operação costuma estar associada à colectomia. Também se efetua para permitir o repouso do cólon e facilitar a cura em casos de colite. Também pode ser consequência de um traumatismo ou a uma intervenção de cólon.

Incapacidade - Incapacidade

Incapacidade

Impedimento total ou parcial para realizar uma atividade social, profissional ou de outro tipo. O indivíduo mostra a sua incapacidade parcial ou total quando se compara com os componentes dos grupos que não a apresentam. A incapacidade costuma relacionar-se com a insuficiência de uma determinada estrutura ou órgão em relação com outros sujeitos que aparentemente não a apresentam. Outra vezes, a incapacidade reflete a insuficiência funcional que é relevada pela observação clínica e nos testes.

Incoordenação - Incoordenação

Incoordenação

Dificuldade na execução de movimentos rápidos precisos. Estes movimentos requerem a normalidade funcional de todo o sistema nervoso central. A incoordenação pode ser consequência de uma afeção em qualquer parte do referido sistema.

Idioglossia - Idioglossia

Idioglossia

Articulação de sons sem sentido, de tal maneira que o doente fala uma linguagem ininteligível.

Icterícia - Icterícia

Icterícia

Coloração amarela da pele ou da esclerótica ocular produzida pelo excesso de bilirrubina (pigmento biliar) no sangue. As icterícias classificam-se em três tipos: a icterícia obstrutiva, que ocorre quando a bílis que se produz no fígado não consegue chegar ao intestino por obstrução dos canais biliares (por exemplo, por cálculos) ou por colestase. A urina torna-se escura, as fezes pálidas e o doente pode ter prurido. A icterícia hepato-celular deve-se a uma doença da glândula hepática como a hepatite, em que o fígado é incapaz de utilizar a bilirrubina que se acumula no sangue. A urina pode ser escura, mas as fezes conservam a sua cor. A icterícia hemolítica ocorre pela destruição excessiva dos glóbulos vermelhos no sangue. Tanto a urina como as fezes mantêm a sua cor normal.

Imunidade - Imunidade

Imunidade

Capacidade do nosso organismo para resistir à infeção pela presença de anticorpos circulantes e de glóbulos brancos sanguíneos. Os anticorpos são produzidos especificamente para enfrentar os antigénios das diferentes doenças quando se produz o encontro entre os dois elementos. A imunidade ativa ocorre quando as células do nosso organismo produzem e permanecem em condições de produzir os anticorpos apropriados ao começar uma doença ou depois de um estímulo deliberadamente provocado. A imunidade passiva é de curta duração e consegue-se pela injeção de um anti-soro proporcionado por outro indivíduo ou animal imunizado.

Ipecacuanha - Ipecacuanha

Ipecacuanha

Extrato de uma planta utilizada em pequenas doses, geralmente como tintura ou xarope como expetorante a fim de eliminar  a tosse e também para induzir o vómito. A ipecacuanha irrita o tubo digestivo e as doses elevadas podem causar graves perturbações digestivas.

Incubadora - Incubadora

Incubadora

Aparelho contentor transparente para manter os lactentes prematuros em condições controladas e para os proteger contra as infeções. Outros tipos de incubadoras são utilizados para a cultura de bactérias em placas de Petri.