Intermitente - Intermitente

Intermitente

Tipo de febre em que alternam dias de temperatura alta com dias de apirexia. É o tipo de febre do paludismo.

Intercorrente - Intercorrente

Intercorrente

Produzindo-se ao mesmo tempo: aplica-se à infeção contraída por um doente no decurso de outra infeção ou doença.

QI - Inteligência (quociente de)

Inteligência (quociente de)

O QI significa Quociente de Inteligência, um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando a pessoas do mesmo grupo etário. Os níveis de inteligência são classificados com base no resultado do teste, de acordo com uma escala.

 

 

 

 

Insulina - Insulina

Insulina

Hormona proteica produzida pelas células beta dos ilhéus de Langer-hans, importante para regular a taxa de açúcar (glicose) no sangue. A secreção de insulina é estimulada pela concentração elevada de glicose no sangue. A falta desta hormona dá origem à diabetes mellitus, com elevadas quantidades de açúcar no sangue e na urina. Esta afeção trata-se com injeções de insulina.

Insuficiência mitral - Insuficiência mitral

Insuficiência mitral

Incapacidade de oclusão da válvula mitral, que permite o refluxo de sangue do ventrículo esquerdo do coração para a aurícula esquerda. A sua causa mais frequente é a cicatrização da válvula mitral pela febre reumática, embora também possa desenvolver-se como complicação de um enfarte de miocárdio ou de outras cardiopatias. Pode ser também uma lesão congénita. Entre as suas manifestações destacam-se a dispneia, a fibrilhação auricular, a embolia, o aumento do tamanho do ventrículo esquerdo e o sopro sistólico. Os casos leves são assintomáticos e não requerem tratamento, mas nos casos graves, a válvula afetada deve ser substituída por outra artificial (prótese mitral).

Instinto - Instinto

Instinto

Impulso inconsciente que leva os seres animais a realizar certos atos que em regra lhes são úteis ou benéficos.

Instilação - Instilação

Instilação

Introdução de um líquido gota a gota numa cavidade doente: ouvidos, fossas nasais, olhos, faringe, etc.

Inspiração - Inspiração

Inspiração

Primeiro tempo da respiração em que o ar é introduzido nos pulmões.

Insónia - Insónia

Insónia

Incapacidade para dormir ou para se manter adormecido durante um tempo relativamente longo, de maneira que o cansaço costuma ser permanente. As insónias podem estar associadas a uma doença, principalmente quando há sintomas dolorosos, embora normalmente sejam causadas por preocupações.

Insolação - Insolação

Insolação

Elevação da temperatura corporal (pirexia), ausência de sudação e perda eventual da consciência provocadas pela falha e esgotamento do mecanismo de regulação da tempratura corporal. Potencialmente pode ser letal a não ser que se trate imediatamente. O corpo deve ser arrefecido com a aplicação de panos húmidos e devem administrar-se líquidos ou injeção intravenosa de fluidos salinos para restabelecer os fluidos corporais.