Incubadora - Incubadora

Incubadora

Aparelho contentor transparente para manter os lactentes prematuros em condições controladas e para os proteger contra as infeções. Outros tipos de incubadoras são utilizados para a cultura de bactérias em placas de Petri.

Indigestão - Indigestão

Indigestão

Perturbação da digestão.

Intersticial - Intersticial

Intersticial

Tecido que preenche os espaços existentes no interior do tecido próprio ou ativo de um determinado órgão. É geralmente um tecido conjuntivo de suporte. Esta designação é também dada às doenças que afetam este tecido, como por exemplo, a nefrite intersticial.

Impigem - Impigem

Impigem

Lesão cutânea redonda ou oval, em forma de anel, com a periferia vesiculosa ou levemente crostosa e descamação central. É pruriginosa. É uma micose dermatofítica superficial da pele e aparee principalmente nos braços, nas mãos e no pescoço. Trata-se com pomadas de ácido salicílico.

Inconsciência - Inconsciência

Inconsciência

Estado de falta de consciência do ambiente, como acontece no sono, ou falta de resposta ao estímulo. O estado de inconsciência pode ser provocado por fatores que reduzem a atividade cerebral, tais como a falta de oxigénio, uma pancada na cabeça, envenenamento, perdas hemáticas e numerosas doenças. A inconsciência também pode ser provocada deliberadamente durante a anestesia geral.

Incesto - Incesto

Incesto

Prática sexual entre parentes muito próximos.

intertrigem - Intertrigem

Intertrigem

Inflamação artificial (dermatite) de duas superfícies cutâneas, que estão em contato, como por exemplo, entre as coxas ou debaixo do peito, principalmente em pessoas obesas.

Indicanúria - Indicanúria

Indicanúria

Presença na urina de uma elevada concentração anormal de indicã. Pode ser sintoma de obstrução intestinal.

Imunologia - Imunologia

Imunologia

Setor da Biologia que estuda os fenómenos de imunidade.

ris - Íris

Íris

Parte do olho que regula a entrada da luz no mesmo. Forma um diafragma muscular colorido situado diante do cristalino. A luz entra atrvés da abertura central ou pupila. Um anel muscular à volta da margem contrai-se com a luz intensa, provocando a contração da pupila. Com luz ténue contrai-se um grupo de músculos radiais, aumentando o tamanho da pupila. O bordo externo da íris está unido ao corpo ciliar.