Hepatose - Hepatose

Hepatose

Lesão degenerativa das células parenquimatosas do fígado.

Hipoglobulia - Hipoglobulia

Hipoglobulia

Diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

Humor aquoso - Humor aquoso

Humor aquoso

Fluido aquoso que enche a câmara do olho situada imediatamente atrás da córnea e à frente do cristalino. Forma-se continuamente – sobretudo pelos capilares dos processos ciliares – e elimina-se pelo canal de Schlemm na união da córnea com a esclerótica.

Hipoproteinémia - Hipoproteinémia

Hipoproteinémia

Diminuição da quantidade de proteínas no sangue. Pode ser resultado de má nutrição, de produção insuficiente de proteínas (como ocorre na doença hepática) ou pelo aumento da perda de proteínas, como ocorre na síndroma nefrótica. Causa inchaço (edema) em consequência da acumulação de líquidos nos tecidos e aumento de suscetibilidade à infeções.

Hormona tiróide - Hormona tiróide

Hormona tiróide

Substância que contém iodo, sintetizada e segregada pela cápsula tiróide. É essencial para os processos metabólicos normais e para o desenvolvimento mental e físico. Há dois tipos de hormonas tiróides: a tri-odotironina e a tiroxina. A falta destas hormonas dá origem ao cretinismo nas crianças e ao mixedema nos adultos. A produção excessiva das hormonas tiróides produz a tirotoxicose.

Hemodiálise - Hemodiálise

Hemodiálise

Técnica para extrair as substâncias residuais do sangue, utilizando o princípio da diálise. A hemodiálise efetua-se em doentes cujos rins deixaram de funcionar. O processo tem lugar num rim artificial ou dialisador. Uma corrente de sangue obtida de uma artéria circula através do dialisador por um dos lados de uma membrana semipermeável, enquanto uma solução eletrolítica de composição semelhante ao sangue do paciente, circula pelo outro lado. A água e as substâncias residuais filtram-se através da membrana, cujos poros são tão pequenos que impedem a passagem das células sanguíneas e das proteínas. O sangue purificado volta ao organismo do doente através de uma veia.

Hiperforia - Hiperforia

Hiperforia

Tendência de um olho a desviar-se para cima e que só se manifesta quando se impede a visão binocular.

Hiperfrasia - Hiperfrasia

Hiperfrasia

Loquacidade exagerada, sem continuidade nas ideias.

Himenotomia - Himenotomia

Himenotomia

Incisão do hímen à entrada da vagina. A operação pode realizar-se na rapariga jovem, quando a membrana oblitera completamente a saída da vagina e impede, portanto, a saída do fluxo menstrual.

Hematologia1 - Hematologia

Hematologia

Estudo do sangue e dos tecidos formadores de sangue, assim como das afeções associadas aos mesmos.