Hipersónia - Hipersónia

Hipersónia

Sono em períodos excecionalmente longos, como ocorre em alguns casos de inflamação cerebral.

Hipofaringe - Hipofaringe

Hipofaringe

Parte da faringe situada abaixo do bordo superior da epiglote e que se abre para a laringe e o esófago.

Hemialgia - Hemialgia

Hemialgia

Designação dada à perda de metade do campo visual. O doente vê tudo perfeitamente para a direita ou para esquerda, terminando o campo visual abruptamente na linha média; ou pode ver objetos somente quando colocados na sua frente; ou pode ver objetos de um lado e do outro, embora exista uma área na sua frente para a qual é completamente cego. É importante saber-se a situação da área da cegueira para o conhecimento da localização da doença responsável por tal estado.

Hemaglutinina - Hemaglutinina

Hemaglutinina

Substância contida no soro sanguíneo e que provoca a aglutinação dos glóbulos vermelhos.

Hormona luteinizante - Hormona luteinizante (HL)

Hormona luteinizante (HL)

Hormona sintetizada e eliminada pela glândula pituitária anterior que estimula a ovulação, a formação do corpo lúteo, a síntese da progesterona pelos ovários e a síntese dos androgénios pelas células intersticiais dos testículos.

Hepatose - Hepatose

Hepatose

Lesão degenerativa das células parenquimatosas do fígado.

Hipoglobulia - Hipoglobulia

Hipoglobulia

Diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

Humor aquoso - Humor aquoso

Humor aquoso

Fluido aquoso que enche a câmara do olho situada imediatamente atrás da córnea e à frente do cristalino. Forma-se continuamente – sobretudo pelos capilares dos processos ciliares – e elimina-se pelo canal de Schlemm na união da córnea com a esclerótica.

Hipoproteinémia - Hipoproteinémia

Hipoproteinémia

Diminuição da quantidade de proteínas no sangue. Pode ser resultado de má nutrição, de produção insuficiente de proteínas (como ocorre na doença hepática) ou pelo aumento da perda de proteínas, como ocorre na síndroma nefrótica. Causa inchaço (edema) em consequência da acumulação de líquidos nos tecidos e aumento de suscetibilidade à infeções.

Hormona tiróide - Hormona tiróide

Hormona tiróide

Substância que contém iodo, sintetizada e segregada pela cápsula tiróide. É essencial para os processos metabólicos normais e para o desenvolvimento mental e físico. Há dois tipos de hormonas tiróides: a tri-odotironina e a tiroxina. A falta destas hormonas dá origem ao cretinismo nas crianças e ao mixedema nos adultos. A produção excessiva das hormonas tiróides produz a tirotoxicose.