Hemoglobinúria - Hemoglobinúria

Hemoglobinúria

Presença na urina do pigmento sanguíneo hemoglobina. A hemoglobinúria produz-se quando a hemoglobina procedente das células vermelhas sanguíneas desintegradas não se pode unir às proteínas sanguíneas com rapidez suficiente. Esta afeção pode ocorrer após exercícios extenuantes. Também se associa a determinadas doenças infeciosas, como febre hemoglobinúrica, a ingestão de certos produtos químicos, como o arsénico e a traumatismos importantes.

Hipópio - Hipópio

Hipópio

Pus na câmara ocular situada diante do cristalino.

Hipnose - Hipnose

Hipnose

Estado semelhante ao sono induzido artificialmente num indivíduo pelo hipnotizador. A mente do hipnotizado costuma ser recetiva à sugestão e mediante o interrogatório é possível obter referências de fatos aparentemente esquecidos. A sugestão hipnótica foi utilizada em medicina com fins diversos, como por exemplo, no tratamento da adição e em outras formas de psicoterapia.

Hemisfério - Hemisfério

Hemisfério

Cada uma das metades laterais do cérebro ou de cerebelo.

Hemartrose - Hemartrose

Hemartrose

Dor articular e tumefação causada por uma hemorragia na articulação. Pode ser consequência de um traumatismo ou ocorrer espontaneamente numa doença hemática como a hemofilia. O tratamento consiste na imobilização, compressas frias e a correção da perturbação sanguínea quando esta seja a causa. A extração do sangue articular pode aliviar a dor.

Hipotimia - Hipotimia

Hipotimia

Resposta emotiva de pouca intensidade. É caraterística das personalidades asténicas, de alguns esquizofrénicos crónicos e de alguns depressivos.

Hidroftalmia - Hidroftalmia

Hidroftalmia

Distensão das membranas do globo ocular como consequência do aumento de volume dos meios líquidos ou dos tecidos intra-oculares. Pode ter como causa o glaucoma congénito ou tumores intra-oculares.

Hormona foliculoestimulante - Hormona foliculoestimulante (FSH)

Hormona foliculoestimulante (FSH)

Hormona sintetizada e segregada pela glândula pituitária anterior. Estimula a maturação dos folículos do ovário e a formação de esperma nos testículos. Administra-se por injeção para tratar a esterilidade causada pela falta de ovulação, a amenorreia e a diminuição da produção espermática. A estimulação da ovulação por meio desta hormona pode, em alguns casos, causar uma gravidez múltipla.

Hemólise - Hemólise

Hemólise

Destruição dos glóbulos vermelhos sanguíneos (eritrócitos). No interior do nosso organismo, a hemólise pode ser o resultado de um defeito nos próprios glóbulos vermelhos ou da ação de um veneno como uma infeção, assim como também pela atuação de anticorpos numa transfusão com sangue não compatível. A hemólise conduz à anemia. A hemólise que se produz numa amostra de sangue pode ser o resultado de uma extração e conservação defeituosas.

Héctico - Héctico

Héctico

Que se produz com regularidade. Uma febre héctica típica ocorre todas as tardes nos casos de tuberculose pulmonar.