Higiene - Higiene

Higiene

Ciência da saúde e do estudo das formas para a preservar, principalmente pela promoção da limpeza.

Hepatologia - Hepatologia

Hepatologia

Estudo dos assuntos relacionados com as funções e as doenças do fígado.

Hipotensão - Hipotensão

Hipotensão

Pressão arterial anormalmente baixa. Ocorre depois de uma perda excessiva de líquidos (por exemplo, uma diarreia, queimaduras graves ou vómitos) ou em consequência de um extravasamento importante de sangue de qualquer origem (hemorragia). Entre outras causas devem citar-se também o enfarte de miocárdio, a embolia pulmonar, as infeções graves, as reações alérgicas, as arritmias, os estados agudos abdominais (como na pancreatite), a doença de Addison e as drogas (por exemplo, a sobredosagem de drogas utilizadas para combater a hipertensão). Alguns indivíduos sofrem uma descida temporária da pressão sanguínea quando se levantam de uma posição horizontal (é a hipotensão ortostática). Esta hipotensão temporária pode causar um simples desfalecimento (síncope). O doente sente tonturas, sua e pode ocorrer uma perda de consciência. Nos casos graves ocorre uma insuficiência circulatória periférica (choque cardiogénico) com pressão sanguínea quase impercetível, pulso muito fraco e supressão da produção de urina. O doente deve ser colocado em decúbito dorsal com as pernas elevadas e administração de oxigénio. Também pode ser necessária a administração de líquidos ou sangue mediante a infusão intravenosa quando as condições assim o exijam. Deve ser estabelecido também o tratamento da doença que a causou.

Hipertimia - Hipertimia

Hipertimia

Emotividade excessiva, geralmente acompanhada de certa euforia.

Hiperestesia - Hiperestesia

Hiperestesia

Aumento da sensibilidade, especialmente da pele.

Hemoftalmia - Hemoftalmia

Hemoftalmia

Hemorragia no humor vítreo do olho.

Heterozigoto - Heterozigoto

Heterozigoto

Indivíduo proveniente da união de dois gâmetas que possuem, pelo que respeito pelo menos a um caráter, elementos diferentes de um par ou de uma série de alelomorfos.

Hematoma - Hematoma

Hematoma

Acumulação de sangue no interior dos tecidos que, ao coagular, forma uma tumefação sólida. As causas habituais do hematoma são os traumatismos, as doenças dos vasos sanguíneos ou as perturbações da coagulação sanguínea. O hematoma intracraniano causa sintomas pela compressão do cérebro e pela elevação da pressão no crânio. Um traumatismo na cabeça pode lesionar a artéria meníngea média, provocando a rápida formação de um hematoma extradural que exige um tratamento cirúrgico urgente.

Hurler síndroma de G. - Hurler, síndroma de G.

Hurler, síndroma de G.

Defeito congénito do metabolismo que consiste na acumulação de mucopolisacarídeos e lípidos no interior dos tecidos e das células do corpo. Esta afeção conduz ao atraso mental, aumento do tamanho do fígado e do baço, deformidade dos ossos e rudeza e acentuação das feições.

Hiperpatia - Hiperpatia

Hiperpatia

Perceção exagerada dos menores estímulos sensitivos ou afetivo, acompanhadas de dor e angústia.