Ginecomastia - Ginecomastia

Ginecomastia

Hipertrofia das mamas num homem provocada por desequilíbrio hormonal ou por terapêutica  hormonal.

Grupo sanguíneo - Grupo sanguíneo

Grupo sanguíneo

Um dos muitos grupos em que se pode classificar o sangue de um indivíduo, com base na presença ou ausência de certos antigénios herdados, situados na superfície dos glóbulos vermelhos. O sangue de um grupo contém anticorpos no soro que reagem contra as células dos outros grupos. Há mais de trinta sistemas de grupos sanguíneos, um dos mais importantes dos quais é o sistema ABO. Este sistema baseia-se na presença ou ausência de antigénios A e B: o sangue dos grupos A e B contém antigénios A e B respetivamente. O grupo AB contém ambos os antigénios e o grupo O nenhum. O sangue do grupo A contém anticorpos do antigénio B e o grupo B contém anticorpos do antigénio A; o grupo AB não contém nenhum anticorpo e o grupo O contém ambos os anticorpos. Nas transfusões de sangue, o dador e o recetor devem pertencer ao mesmo grupo, à exceção dos indivíduos do grupo AB, que podem receber o sangue de qualquer indivíduo (recetores universais), e dos do grupo O, que são dadores universais. Por outras palavras, um indivíduo cujo sangue contenha um ou ambos destes anticorpos não pode receber uma transfusão de sangue que contenha os correspondentes antigénios.

Gripe - Gripe

Gripe

Infeção vírica altamente contagiosa, que afeta o aparelho respiratório. Os vírus transmitem-se através de tosse e do espirro. Os sintomas começam depois de um período de incubação de um a quatro dias e compreendem acesso febril súbito, acompanhado de calafrios, tremores, cefaleia, perda de apetite e dores no corpo, seguidas de dor na garganta e tosse. Obstipação, depressão mental e cansaço acompanham, em regra os sintomas apontados. É também caraterístico da gripe um estado de debilidade. O processo pode continuar durante uma semana. O tratamento curativo da gripe comum resume-se na acamação do doente e na administração de antipiréticos e analgésicos, de que o ácido acetilsalicílico é o mais conhecido. Depois do descanso no leito e da tomada de aspirinas, muito doentes recuperam, embora uma infeção secundária dos pulmões seja uma grave complicação comum. Nas formas mais graves, que atingem sobretudo os idosos e os indivíduos com doenças de base (cardiopatias, estados consumptivos, por exemplo), a terapêutica é mais ativa, pois há que encarar situações acrescidas (edema pulmonar agudo, descompensação cardíaca, colapso vascular, complicações bacterianas, etc.), que ameaçam a vida dos doentes. Uma infeção e também uma imunização, protegem exclusivamente o organismo contra um género específico de vírus.

Gastrina - Gastrina

Gastrina

Hormona produzida na membrana mucosa da região pilórica do estômago. A sua secreção é estimulada pela presença de alimentos. Através da circulação sanguínea estende-se ao resto do estômago, onde estimula a produção de suco gástrico.

Gravidez ectópica - Gravidez ectópica (ou extra-uterina)

Gravidez ectópica (ou extra-uterina)

Desenvolvimento do feto fora do útero. Este fenómeno pode ocorrer quando o óvulo fecundado se mantém no ovário ou no canal que une o ovário com a trompa (trompa de Falópio) ou quando cai na cavidade abdominal livre. O tipo de gravidez ectópica mais comum é a tubárica na trompa de Falópio, que fica obstruída e inflamada. O crescimento do feto produz o rebentamento da trompa e a consequente hemorragia. Em muitas ocasiões, o feto morre durante os três primeiros meses da concepção e reabsorve-se. No entanto, em algumas ocasiões, o desenvolvimento continua até um período em que o feto vivo pode ser extraído por meio de uma operação cesariana.

Gravidez - Gravidez

Gravidez

Período durante o qual uma mulher contém um feto em desenvolvimento. A gravidez dura aproximadamente 266 dias desde a concepção até ao nascimento da criança. Aceita-se como normal um avariação de 14 dias para mais ou menos. Normalmente, o feto desenvolve-se no útero. Durante a gravidez interrompe-se a menstruação e pode ocorrer um grande aumento do apetite. As mamas aumentam de tamanho e a mulher também pode ter vómitos matutinos. Estas e outras mudanças são produzidas por uma hormona (progesterona) originária inicialmente nos ovários e posteriormente na placenta.

Grande mal - Grande mal

Grande mal

Ataque epilético, que também se denomina tónico-clónico, em que o doente fica inconsciente com os músculos em estado espasmódico. A ausência dos movimentos respiratórios produz uma coloração azulada na pele e nos lábios (cianose). A esta fase tónica inicial seguem-se movimentos convulsivos com mordedura da língua e incontinência urinária (fase clónica). Os movimentos vão desaparecendo e o doente entra num estado de confusão, queixando-se de dores de cabeça ou pode ficar adormecido.

Graaf foliculo - Graaf (folículo de)

Graaf (folículo de)

Designação do folículo ovárico.

Gosto - Gosto

Gosto

Sentido que serve para apreciar o sabor das substâncias na boca. Os órgãos sensoriais responsáveis pelo gosto são as papilas gustativas situadas na superfície da língua, que são estimuladas quando o alimento se dissolve na saliva da boca. Geralmente afirma-se que existem quatro sensações gustativas básicas – doce, amargo, ácido e salgado – embora outras duas – o alcalino e o metálico-costumem às vezes associar-se àquelas.

Gonococia - Gonococia

Gonococia

Conjunto de doenças causadas pelo gonococo; blenorragia (gonorreia). orquite, epididimite, artralgia, gonocócica, etc.