Gastrite1 - Gastrite

Gastrite

Inflamação do revestimento (mucosa) do estômago. A gastrite aguda é produzida pela ingestão excessiva de álcool ou de outras substâncias irritantes ou corrosivas e causa vómitos e dores. A gastrite crónica está associada ao tabagismo e ao alcoolismo crónico e pode ser produzida pela introdução da bílis no estômago, procedente do duodeno. Não tem sintomas definidos mas o doente pode vir a desenvolver uma úlcera gástrica. A gastrite atrófica pode ser consequência de uma gastrite crónica, embora também possa ter origem espontânea como uma doença auto-imune. Os sintomas dispépticos como as náuseas, os vómitos, a perda de apetite e as perturbações intestinais, que correntemente se atribuem à gastrite, não se devem à inflamação do estômago.

Globulina - Globulina

Globulina

Proteína simples solúvel em soluções diluídas e que pode coagular pelo calor. No sangue existe um grupo de diferentes globulinas e as gama-globulinas. Algumas globulinas têm importantes funções como anticorpos, outras são as responsáveis pelo transporte de lípidos, ferro ou cobre no sangue.

Glândula prostática - Glândula prostática

Glândula prostática

Glândula sexual masculina acessória que se abre na uretra imediatamente por baixo da bexiga. Durante a ejaculação segrega um fluido alcalino que faz parte do sémen. A próstata pode aumentar de tamanho nos homens de idade avançada. Esta situação provoca a obstrução do colo vesical, dificultando a micção. A bexiga dilata-se e a pressão aumentada transmite-se através dos ureteres até aos rins, conduzindo à lesão e insuficiência da função renal. O tratamento é a prostatectomia.

Gerontofilia - Gerontofilia

Gerontofilia

Anomalia do instinto sexual que leva os indivíduos novos a procurar indivíduos mais velhos.

Gonococo - Gonococo

Gonococo

Agente causador da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae. É um microrganismo em forma de rim, geralmente associado aos pares (diplococo) e gram-negativo.

gonagra - Gonagra

Gonagra

Ataque de gota que afeta o joelho.

Glândula tiróide - Glândula tiróide

Glândula tiróide

Glândula endócrina grande que se encontra situada na base do pescoço. É formada por dois lobos, um de cada lado da traqueia, que se unem por um istmo (em alguns casos, existe um terceiro lobo, que a partir do istmo, se dirige para cima). A glândula tiróide é formada por um extenso número de folículos fechados que contêm um colóide gelatinoso, que por sua vez contém as principais substâncias ativas segregadas pela glândula. A glândula tiróide está implicada na regulação do ritmo metabólico mediante a segregação da hormona tirotropina (TSH), que por sua vez está estimulada pela hormona tirotropa segregada pela glândula pituitária (hipófise). Para a sua função, a glândula tiróide exige certas quantidades de iodo.

Gengivectomia - Gengivectomia

Gengivectomia

Extirpação cirúrgica de tecido na gengiva.

Gangrena gasosa - Gangrena gasosa

Gangrena gasosa

Morte ou putrefação do tecido de uma ferida infetada pela bactéria do solo Clostridium welchii. As toxinas produzidas pela bactéria originam a destruição e putrefação do tecido conjuntivo com produção de gás. O tratamento costuma ser cirúrgico.

Globina - Globina

Globina

Proteína do nosso organismo que pode combinar-se com grupos ferrosos para formar a hemoglobina (que se encontra nos glóbulos vermelhos do sangue) e a mioglobina (que se encontra nos músculos).