Glândulas salivares - Glândulas salivares

Glândulas salivares

Glândulas que produzem saliva. Há três pares de glândulas salivares: as glândulas parótidas, as glândulas sublinguais e as glândulas submaxilares. São estimuladas por via reflexa, através do gosto, do olfato, da vista ou ao pensar em alimentos.

Glomerulite - Glomerulite

Glomerulite

Uma das diversas lesões dos glomérulos associada a doenças agudas ou crónicas do rim. Estas lesões reconhecem-se mediante o exame eletrónico-microscópico, utilizando técnicas de coloração imunoflorescente das amostras de biópsia renal.

Gonorreia - Gonorreia

Gonorreia

Doença venérea causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que infeta as membranas mucosas genitais de ambos os sexos. Os sintomas aparecem cerca de uma semana depois de se adquirir a infeção, destacando-se as dores na micção e a emissão de pus pelo pénis ou pela vagina. No entanto, algumas mulheres infetadas não apresentam sintomas.

Gene letal - Gene letal

Gene letal

Gene que em certas condições provoca a morte do indivíduo que o transporta. Os genes letais costumam ser recessivos: o indivíduo morre unicamente se os seus pais têm os dois o referido gene. Quando só um dos progenitores está afetado, os efeitos letais do gene ficam massacrados pelo alelo herdado do outro progenitor.

Globulina - Globulina

Globulina

Proteína simples solúvel em soluções diluídas e que pode coagular pelo calor. No sangue existe um grupo de diferentes globulinas e as gama-globulinas. Algumas globulinas têm importantes funções como anticorpos, outras são as responsáveis pelo transporte de lípidos, ferro ou cobre no sangue.

Galactose - Galactose

Galactose

Açúcar simples constituinte da lactose (açúcar do leite). A galactose converte-se em glicose no fígado.

Genótipo - Genótipo

Genótipo

Conjunto dos genes existentes em cada célula dos indivíduos pertencentes a uma determinada espécie animal ou vegetal.

Genioplastia - Genioplastia

Genioplastia

Operação da cirurgia plástica que tem por objeto reconstruir o osso do queixo (mandíbula).

Gota - Gota

Gota

Doença em que uma alteração do metabolismo do ácido úrico provoca um excesso do mesmo e dos seus sais (uratos) que se acumulam no sangue e nas articulações. Produz ataques de artrite gotosa aguda e destruição crónica das articulações, assim como também o depósito de uratos na pele e nas cartilagens, principalmente do pavilhão auditivo. O excesso de uratos lesiona também os rins, devido à eventual formação de cálculos.

Germicida - Germicida

Germicida

Agente que destrói microrganismos, particularmente os que causam doenças.