Germicida

Germicida

Agente que destrói microrganismos, particularmente os que causam doenças.

Glabela

Glabela

Depressão média do osso frontal entre duas arcadas supraciliares.

Genética

Genética

Ciência da hereditariedade. Tenta explicar as diferenças e semelhanças entre organismos afins e a maneira como os caracteres se transmitem dos pais aos seus descendentes. A genética humana e a genética médica ocupam-se do estudo das doenças hereditárias.

Glossite

Glossite

Inflamação da língua. Pode ser produzida por numerosos fatores, entre os quais se incluem anemia, candidíase ou défice vitamínico.

Gestação

Gestação

Período durante o qual se desenvolve um óvulo fecundado, transformando-se num bebé em condições de ser expulso do útero. No ser humano, a gestação dura em média 266 dias a contar desde o primeiro dia do último período menstrual. O mesmo que gravidez.

Glande

Glande

Extremidade anterior do pénis em forma de bolota, formado pelo prolongamento do corpo esponjoso (tecido erétil). Normalmente está coberta pelo prepúcio, a não ser que este tenha sido extirpado mediante circuncisão.

Gónada

Gónada

Designação genérica de cada uma das glândulas onde se originam as células reprodutoras, isto é, dos ovários e dos testículos.

gengiva

Gengiva

Camada de tecido conjuntivo denso e a sua membrana mucosa de revestimento, que cobre o osso alveolar e o colo dos dentes.

Gastrostomia

Gastrostomia

Operação cirúrgica na qual o estômago se encosta à parede abdominal, efetuando-se uma abertura no mesmo. A intervenção efetua-se para permitir a introdução direta no estômago de alimentos e fluidos quando a deglutição é impossível em consequência de uma doença ou obstrução do esófago. Às vezes utiliza-se temporariamente depois de intervenções esofágicas até que se consiga o restabelecimento total.