Gengivite - Gengivite

Gengivite

Inflamação das gengivas provocadas pelas placas (próteses dentárias) na superfície dos dentes e nos seus colos. As gengivas apresentam-se tumefactas e sangram com facilidade. A gengivite crónica é um estado inicial da doença periodôntica, mas pode ser reversível com uma boa higiene bucal. A gengivite ulcerosa é dolorosa e destrutiva.

Gene - Gene

Gene

Unidade básica de material genético situada num determinado lugar de um cromossoma. Anteriormente, era considerado a unidade de herança e mutação, mas na atualidade, o gene é definido como um fragmento de ADN ou ARN que atua como a unidade que controla a formação de uma única cadeia de polipéptidos. Nos organismos diplóides, entre os quais se inclui o homem, os genes apresentam-se como pares de alelos. Foram descobertos diversos tipos de genes, genes estruturais, que determinam a composição bioquímica das proteínas, genes reguladores, que controlam o ritmo da produção proteica. Os genes estruturais são os responsáveis pela integração da proteína na estrutura celular e os genes temporais controlam o tempo e o lugar dos outros genes e também regulam a diferenciação das células e tecidos do organismo.

Gel - Gel

Gel

Substância de consistência gelatinosa e firme, embora contenha muita água. Alguns medicamentos insolúveis são administrados em forma de gel.

gastroptose - Gastroptose

Gastroptose

Condição patológica em que o estômago cai ou desce no abdómen.

Gastrotomia - Gastrotomia

Gastrotomia

Intervenção que se realiza durante a cirurgia abdominal na qual se pratica uma incisão no estômago para permitir a inspeção do seu interior, como por exemplo, para procurar um foco de hemorragia, para eliminar um corpo estranho ou para conseguir que o esófago seja puxado de baixo.

Gastroscópio - Gastroscópio

Gastroscópio

Instrumento ótico iluminado para observar o interior do estômago (gastroscopia). Durante muitos anos, estes aparelhos eram rígidos ou semi-rígidos e proporcionavam só uma visão limitada, mas os modernos instrumentos fibro-óticos completamente flexíveis permitem a observação, a fotografia e a obtenção de amostras para observação microscópia (biópsias) de todas as áreas gástricas.

Gastroplastia - Gastroplastia

Gastroplastia

Tratamento cirúrgico de uma deformação gástrica, como por exemplo, uma deformação produzida por úlcera péptica.

Glândulas suprarrenais - Glândulas suprarrenais

Glândulas suprarrenais

Glândulas endócrinas triangulares (duas), cada uma das quais cobre a superfície superior de um rim. Cada glândula tem duas partes: a medula e o córtex. A medula forma o centro cinzento da glândulas, é constituída principalmente por tecido cromafim e, ao ser estimulada pelo sistema nervoso simpático, produz adrenalina e noradrenalina. O córtex é o tecido amarelado que rodeia a medula.

gastropexia - Gastropexia

Gastropexia

Fixação cirúrgica do estômago à parede abdominal.

Gastrenterostomia - Gastrenterostomia

Gastrenterostomia

Operação cirúrgica na qual se une o intestino delgado a uma abertura praticada no estômago. A técnica usual é a gastroduodenostomia.