Folículo de Graaf - Folículo de Graaf

Folículo de Graaf

Folículo maduro do ovário antes da ovulação, que contém uma cavidade cheia de líquido que distende a superfície do ovário. O oócito desenvolve-se no interior do folículo aderindo a um lado do mesmo.

Fratura - Fratura

Fratura

Rotura de um osso que pode ser completa ou incompleta. A fratura simples apresenta uma linha de fratura limpa com lesões muito reduzidas dos tecidos à volta e sem dilaceração da pele que a cobre. Quando as extremidades do osso perfuram a pele, a fratura denomina-se exposta e existe o perigo de infeção. A fratura que se apresenta num osso previamente doente chama-se fratura patológica e pode produzir-se depois de um traumatismo mínimo (como, por exemplo, na osteoporose). O tratamento de uma fratura simples compreende o alinhamento (redução) das extremidades ósseas quando há deslocação, imobilização por meio de aparelhos externos ou fixação interna e, finalmente, reabilitação.

Flutuante - Flutuante

Flutuante

Que flutua, que não está sempre no mesmo lugar. Dizem-se costelas flutuantes, as duas últimas costelas de cada lado do tórax (décima primeira e décima segunda) por se articularem apenas pela sua extremidade superior com as vértebras, ficando à frente livres e independentes.

Ferida - Ferida

Ferida

Qualquer solução de continuidade bruscamente produzida nos tecidos por um traumatismo direto (mecânico, térmico, por radiações, etc.). Designa-se por contusão, uma lesão traumática extensa das partes profundas sem a correspondente lesão traumática superficial. Classificadas segundo o efeito imediato produzido, são conhecidas normalmente quatro variedades: incisas, perfurantes, lacerantes, laceradas e contusas. As feridas incisas são em regra, devidas a um instrumento cortante e apresentam os bordos lisos, conservando-se intato os tecidos circunvizinhos. Nestes casos, a hemorragia é, em geral abundante, mas pode ser rapidamente estancada.

As feridas perfurantes são causadas por um instrumento pontiagudo. São as mais perigosas, quer por a sua profundidade poder atingir órgãos vitais, quer por a hemorragia devida a uma tal ferida poder ser difícil de controlar, quer ainda pela dificuldade de desinfeção.

As feridas laceradas apresentam grandes rasgões, tais como os produzidas por acidentes com máquinas. Como os vasos, ao serem cortados, são torcidos, há pouca tendência para a hemorragia.

As feridas contusas são aquelas em que estão traumatizadas as partes vizinhas, como no caso de uma pancada com um pau ou um ferro. A hemorragia é pequena, mas a cicatrização é lenta, devido à maceração do bordo da ferida. O primeiro dever de quem assiste a um ferido é procurar deter a hemorragia. Isto consegue-se por pressão sobre os bordos da ferida com o auxílio de um lenço limpo ou se a hemorragia é grave, colocando o dedo na ferida e fazendo pressão sobre o ponto do qual escorre sangue. Podem empregar-se outros métodos.

Fecundação ou fertilização in vitro - Fecundação (ou fertilização) in vitro

Fecundação (ou fertilização) in vitro

Fecundação de um dos óvulos de uma mulher pelo esperma do marido ou de outro dador fora do corpo materno. A Grã-Bretanha foi pioneira nesta técnica com o nascimento de uma menina em 1978. Pratica-se quando a mulher tem uma obstrução das trompas de Falópio ou qualquer outro defeito semelhante no seu aparelho reprodutor. À mãe em questão administram-se hormonas que permitem a maturação de vários óvulos ao mesmo tempo. Extraem-se por laparoscopia diversos óvulos que se põem em contato com o esperma num meio de cultura e se incubam até que apareçam as formas de blástula. Posteriormente, as blástulas implantam-se no útero da mãe e a gravidez continua de forma natural.

Fibrocartilagem - Fibrocartilagem (ou cartilagem fibrosa)

Fibrocartilagem (ou cartilagem fibrosa)

Tipo de cartilagem muito resistente formada por densos feixes de fibras na sua matriz. Apresenta-se nos discos intervertebrais e na sínfise púbica.

Fissura - Fissura

Fissura

Sulco, rasgão ou fenda que surge na pele ou numa mucosa, causado por um processo patológico. Por exemplo, uma fissura anal é uma greta da pele ou úlcera linear superficial na margem do ânus.

Fecalito - Fecalito

Fecalito

Massa de fezes duras no interior do cólon ou do reto produzida por obstipação crónica. Pode calcificar-se.

Fauce - Fauce

Fauce

Designação da abertura entre a boca e a faringe. É limitada em cima pelo palato mole, em baixo pela língua e de cada lado pelas amígdalas. À frente e atrás das amígdalas existem duas pregas de membrana mucosa, designadas por pilares anterior e posterior das fauces.

Farmacomania - Farmacomania

Farmacomania

Desejo anormal de tomar medicamentos.