Encefalomielite - Encefalomielite

Encefalomielite

Doença inflamatória aguda que afeta o cérebro e a espinal medula. Faz às vezes parte de uma infeção vírica fulminante, mas a forma aguda disseminada é uma forma da hipersensibilidade retardada, causada por uma infeção leve ou por uma vacina efetuada 7 a 10 dias antes.

Esófago doenças do - Esófago (doenças do)

Esófago (doenças do)

O esófago pode ser de doenças inflamatórias causadoras de dor à deglutição (disfalgia), mas as afeções mais importantes deste órgão são as lesões locais, tais como as produzidas pela deglutição de substâncias muito quentes ou corrosivas. Estas podem causar ulceração, seguida de formação de uma cicatriz, que estreita o canal e produz os sintomas de aperto, ou estenose, do esófago, nomeadamente dor e dificuldade de deglutição, com regurgitação dos alimentos.

Eterismo - Eteromania

Eteromania

Vício do éter, menos frequente do que a morfinomania ou a cocainomania. O estado de privação não provoca acidentes tão graves.

exoforia - Exoforia

Exoforia

Desvio de um olho para fora somente quando é tapado.

emetropia - Emetropia

Emetropia

Estado de refração de um olho normal em que os raios paralelos se concentram num foco sobre a retina com a acomodação relaxada.

encefalovascular - Encefalovascular

Encefalovascular

Qualquer perturbação dos vasos sanguíneos do encéfalo e das suas membranas envolventes (meninges). A maioria dos casos deve-se ao ateroma e/ou à hipertensão. Os efeitos clínicos podem ser produzidos pela rutura dos vasos sanguíneos doentes (hemorragia cerebral ou subaracnoideia) ou pela insuficiente irrigação do cérebro (isquémia), originadas por uma embolia ou trombose cerebral.

ecocardiografia transesofagica - Ecocardiografia

Ecocardiografia

Utilização das ondas ultrassónicas para investigar e registar o funcionamento e as caraterísticas das estruturas cardíacas.

Escleroterapia - Escleroterapia

Escleroterapia

Tratamento das veias varicosas mediante a injeção de uma solução irritante. Esta atuação produz uma trombofiebite que fomenta a obliteração da veia varicosa pela trombose e a cicatrização consecutiva. É utilizada no tratamento de hemorróides, varizes esofágicas e varizes dos membros inferiores.

transferir 19 - Efeitos secundários

Efeitos secundários

Efeitos não desejados produzidos por uma droga juntamente com os efeitos terapêuticos pretendidos. Muitas vezes, estes efeitos secundários são lesivos.

Enterogastrona - Enterogastrona

Enterogastrona

Hormona do intestino delgado (duodeno) que inibe a secreção de suco gástrico no estômago. Liberta-se quando o conteúdo gástrico passa ao intestino delgado.