west nile virus 6 - Encefalite

Encefalite

Inflamação do cérebro. Pode ser produzida por uma infeção viral ou bacteriana ou fazer parte da resposta alégica a uma doença vírica sistémica ou à vacinação. A encefalite viral é endémica em algumas partes do mundo e pode ocorrer também de forma epidémica ou esporadicamente. Uma das formas – a encefalite letárgica – alcançou proporções epidémicas pouco depois da Primeira Guerra Mundial e também atingiu Portugal por volta de 1921.

250px Apomorphine Structural Formulae - Emético

Emético

Agente que provoca o vómito. Os eméticos energéticos como a apomorfina utilizam-se para provocar o vómito depois da sobredose de uma droga. Algumas substâncias como o sal comum, que irrita os nervos do estômago quando é ingerido em quantidades suficientes, provocam o vómito.

Eritrodermo - Eritrodermo

Eritrodermo

Avermelhamento anormal, espessamento e aspeto escamoso da pele localizado numa extensa área do corpo. É mais frequente depois dos cinquenta anos e afeta o homem três vezes mais do que a mulher. Costuma desenvolver-se com frequência sobre uma doença cutânea prévia, como a psoríase.

embriologia2 - Embriologia

Embriologia

Estudo do crescimento e desenvolvimento do embrião e do feto desde a fecundação do óvulo até ao nascimento.

ECTIMA 1 - Éctima

Éctima

Doença cutânea, forma ulcerosa do impétigo, em que a infeção se estende às camadas profundas da pele (derme). O ectima resolve-se mais lentamente do que o impetigo vulgar e provoca cicatrizes.

estrabismo 1 - Estrabismo

Estrabismo

Alinhamento anormal dos dois olhos, ou seja, desvio de um dos olhos da sua direção normal, de maneira que os dois não olham para o mesmo ponto. O estrabismo mais comum é o horizontal (estrabismo convergente ou esotropia; estrabismo divergente ou exotropia), mas pode ser vertical (hipertrofia, em que o olho estrábico olha para cima, ou hipotropia, em que olha para baixo). O resultado destas alterações é uma visão dupla, mas a imagem procedente do olho desviado costuma ser ignorada.

Eletrencefalografia - Eletrencefalografia

Eletrencefalografia

Técnica de registo da atividade elétrica das diversas partes do encéfalo que se converte num traçado chamado eletrencefalograma (EEG). O aparelho que regista a atividade denomina-se eletrencefalógrafo. O traçado EEG reflete o estado do cérebro do paciente e o seu nível de consciência de forma caraterística. A eletrencefalograma usa-se para detetar e localizar doenças estruturais do cérebro como os tumores. Usa-se também para o diagnóstico e seguimento da epilespia.

Expetoração - Expetoração

Expetoração

Material que provém dos pulmões, brônquios e traqueia e é expelido pela boca.

embriao - Embrião

Embrião

Animal nos estados iniciais de desenvolvimento antes do nascimento. No homem, o termo refere-se à conceção durante as oito primeiras semanas do desenvolvimento, nas quais já se formaram todos os órgãos importantes.

Epicôndilo - Epicôndilo

Epicôndilo

Eminência óssea localizada por cima de um côndilo na extremidade de uma osso (por exemplo, epicôndilo-umeral).