bocio endemico 5 - Endémico

Endémico

Que se apresenta com frequência numa determinada região ou população. O termo costuma ser aplicado às doenças que aparecem geralmente ou constantemente entre a população de uma determinada zona.

ligamentos - Enartrose

Enartrose

Articulação de uma superfície esférica e uma cavidade: é um tipo de diartrose (articulação móvel) como a articulação do ombro ou das ancas. Esta articulação compreende sempre um osso comprido que se pode mover em todos os planos.

Epistáxis - Epistáxis

Epistáxis

Hemorragia procedente do nariz que pode ser produzida por um traumatismo físico ou associar-se à febre, a pressão arterial elevada ou determinadas perturbações sanguíneas. O sangue costuma proceder de um vaso próximo do orifício externo do nariz, em cujo caso a hemorragia pode deter-se aplicando uma pressão dos lados do nariz. Noutras ocasiões deve-se tapar com gaze para controlar a perda hemática.

Enterólito - Enterólito

Enterólito

Cálculo no interior do intestino. Geralmente, produz-se à volta de um cálculo vesicular ou de uma semente de fruto engolida.

esclerodermia2 - Esclerodermia (ou escleroderma)

Esclerodermia (ou escleroderma)

Doença crónica que consiste no endurecimento persistente e retração do tecido conjuntivo corporal. Pode afetar qualquer parte, inclusive o coração, os pulmões, os rins ou o esófago. A esclerodermia pode estar localizada (morfeia) ou estender-se lentamente por todo o corpo, provocando finalmente a morte (não existe tratamento eficaz). A pele engrossa e endurece e com frequência apresenta zonas pigmentadas.

hipertensao - Embolia gasosa

Embolia gasosa

Obstrução aérea da corrente de sangue procedente do ventrículo direito do coração. O ar pode alcançar a circulação em consequência de um traumatismo, de uma intervenção cirúrgica ou de uma infusão endovenosa. O doente apresenta dificuldade respiratória (dispneia), dores torácicas e insuficiência cardíaca aguda.

Esterno - Esterno

Esterno

Osso plano, com 15-20 centrímetros de comprimento, que vai desde a base do pescoço até logo a seguir ao diafragma, formando a parte anterior do esqueleto torácico.

Eupneia - Eupneia

Eupneia

Respiração normal.

Estilóide - Estilóide (músculo)

Estilóide (músculo)

Músculo que se insere, em cima, na apófise estilóide do temporal e, em baixo, no corpo do osso hióide. Puxa a língua para trás e para cima.

ter - Éter

Éter

Líquido muito volátil que se utilizava como anestésico administrado por inalação. Tem também ação laxante quando se administra pela boca. O éter irrita o trato respiratório e afeta a respiração.