Expetorante

Expetorante

Produto que facilita a expulsão de secreções nas vias respiratórias ou pulmões.

Eucrasia

Eucrasia

Estado de saúde; equilíbrio dos diferentes fatores que constituem o estado de saúde.

Escrófula

Escrófula

Tuberculose dos  gânglios linfáticos, geralmente os do pescoço, que causa a formação de abcessos. Quando não se tratam, estas formações abrem-se na pele e formam fístulas e ulcerações secretantes que deixam uma cicatriz quando se curam. O tratamento com drogas antituberculosas é eficaz. Hoje em dia, esta doença é rara e apresenta-se com mais frequência na infância.

Estrona

Estrona

Esteróide estrogénico, isolado da urina da mulher grávida e de fêmeas de animais grávidas. É mais ativa do que o estriol.

Excisão

Excisão

Remoção de qualquer estrutura do corpo quando tal remoção necessita de certa separação das zonas circunjacentes (excisão de um tumor, de um gânglio, etc). Quando se faz apenas uma abertura no organismo, fala-se de um incisão. Quando é removido um membro ou parte de um membro, emprega-se o termo amputação.

Endocárdio

Endocárdio

Membrana delicada formada por uma camada de células endoteliais planas que reveste o coração e continua com o tecido das artérias e veias. Nos orifícios das cavidades cardíacas, o endocárdio dobra-se sobre si mesmo para formar as valvas das válvulas. Tem uma superfície lisa e viscosa que não dificulta a corrente sanguínea.

Excipiente

Excipiente

Substância que se combina com um produto farmacêutico a fim de poder ser administrado, por exemplo, em forma de comprimidos. Os excipientes não devem ter por si mesmos nenhuma ação farmacológica.

Epitélio germinal

Epitélio germinal

Epitélio que reveste o ovário e que antigamente se pensava que era o lugar de formação dos óvulos. Na atualidade pensa-se que os óvulos persistem num estado inativo desde o período pré-natal até serem requeridos para a vida de reprodução.

Escroto

Escroto

Bolsa formada pela pele que cobre os testículos e membranas envolventes, fora da cavidade abdominal. Esta situação dos testículos permite a produção e a armazenagem dos espermatozóides a uma temperatura inferior à abdominal. O controlo da temperatura nessa zona consegue-se com a contração ou distensão dos músculos do escroto.

exogeno

Exógeno

Que se origina fora do corpo. Refere-se particularmente às substâncias que, no nosso organismo, procedem da dieta mais do que da formação no nosso próprio organismo mediante um processo metabólico.