linfedemacopia - Elefantíase

Elefantíase

Hipertrofia marcada da pele e do tecido conjuntivo subjacente provocada pela obstrução dos vasos linfáticos que impede a drenagem da linfa dos tecidos. A inflamação e o espessamento destas paredes dos vasos e a sua eventual obstrução costuma ser produzida por um verme parasita filária (Wuchereria bancrofti e Brugia malayi). As partes afetadas com mais frequência são as extremidades inferiores, mas também pode localizar-se no escroto, nas mamas e na vulva. É possível, por meio de técnicas cirúrgicas, remover o excesso de tecido conjuntivo e de pele.

Escoliose - Escoliose

Escoliose

Desvio lateral da coluna vertebral provocada por alteração congénita ou adquirida das vértebras, músculos ou nervos. É durante o período de crescimento que surgem as formas mais graves de escoliose e de mais difícil tratamento, visto que o componente de rotação da coluna vertebral vai submeter as cartilagens neurossomáticas das vértebras a cargas anormais, alterando desta forma o seu crescimeno e produzindo deformidades vertebrais irreversíveis. Nas escolioses dorsais ou dorsolombares, a forma do tórax fica por vezes gravemente alterada. O tratamento faz-se com correias e braçadeiras e, nos casos de deformidade grave. deve-se efetuar a correção cirúrgica causando a fusão ou a osteotomia.

Esclerose lateral amiotrófica - Esclerose lateral amiotrófica

Esclerose lateral amiotrófica

Doença do sistema nervoso na qual, em resultado de uma degenerescência das células nervosas do encéfalo e da medula espinal, há uma atrofia progressiva dos músculos e bem assim dos feixes piramidais do corpo, com paralisia espástica.

Esclerectomia - Esclerectomia

Esclerectomia

Operação cirúrgica em que se extirpa uma porção da esclerótica (a capa branca mais externa do globo ocular).

Escherichia - Escherichia

Escherichia

Género de bactérias da família das Enterobacteriaceae, ordem das Eubacteriales. Trata-se de curtos bacilos gram-negativos, móveis ou imóveis, largamente distribuídos na natureza e no intestino do homem e de outros animais, ocasionalmente patogénicos. A espécie E. coli pode, em certas circunstâncias, no homem, entrar em circulação e provocar infeções em vários órgãos.

Enterotoxina - Enterotoxina

Enterotoxina

Substância venenosa que tem efeito particularmente marcado sobre o trato gastrintestinal, provocando vómitos, diarreia e dores abdominais.

Escarificação1 - Escarificação

Escarificação

Pequena incisão linear e pouco profunda feita na pele com fins terapêuticos, diagnósticos ou profiláticos.

Escama - Escama

Escama

Película ou crosta delgada que se separa da pele em certas doenças e que é constituída por células epiteliais mortas.

escalpelo - Escalpelo

Escalpelo

Instrumento cortante cirúrgico pontiagudo e com uma folha convexa, utilizado pelos cirurgiões para seccionar tecidos.

epidemia - Epidemia

Epidemia

Ocorrência súbita de uma doença infeciosa que se estende rapidamento por uma população, afetando uma proporção muito elevada da mesma. As epidemias mais comuns na atualidade são as da gripe.