Escapulalgia - Escapulalgia

Escapulalgia

Dor na região do ombro, embora se empregue quase exclusivamente para designar a tuberculose da articulação do ombro, à semelhança do que se passa na articulação coxofemoral (coxalgia).

Eunuco - Eunuco

Eunuco

Indivíduo do sexo masculino privado da função testicular endócrina. Quando esta situação se estabelece na infância, não se verificam os acontecimentos normais do desenvolvimento. Estes indivíduos têm, na idade adulta, excesso de altura, com crescimento desproporcionado dos membros, voz infantil, ausência de barba e dos restantes caracteres sexuais secundários, atrofia da pele e infantilismo genital. Se o eunucoidismo se estabelece após a puberdade, apenas se observa uma regressão parcial dos caracteres sexuais secundários. As causas mais frequentes de eunocoidismo são a castração, certos tumores da região hipotálamo-hipofisária e certas atrofias congénitas do hipotálamo ou dos testículos.

hugePhoto 1 - Eletrocoagulação

Eletrocoagulação

Coagulação dos tecidos corporais com uma corrente elétrica de alta frequência concentrada num ponto. A eletrocoagulação utilizando um bisturi diatérmico, permite praticar incisões não hemorrágicas durante uma operação.

Babe Emoliente O 4975c69ebdef5 - Emoliente

Emoliente

Agente que amolece e suaviza a pele. Os emolientes são gorduras e óleos como a lanolina e a parafina líquida. Utilizam-se principalmente nas preparações para a pele como base para outras drogas mais ativas, como os antibióticos.

apófise do osso temporal - Estilóide

Estilóide

Nome de uma apófise do osso temporal. O cúbito e o rádio possuem também apófises com designação idêntica.

esofago1 - Esófago

Esófago

Canal muscular com cerca de 23 centímetros de comprimento, que se estende desde a faringe ao estômago. Transporta o bolo alimentar da faringe para o estômago. Está revestido por uma membrana mucosa cujas secreções lubrificam o bolo alimentar à sua passagem desde a boca até ao estômago. É composto por três camadas: uma forte camada exterior de fibras musculares dispostas em dois estratos, o mais exterior longitudinalmente e o interior circularmente; segue-se depois uma camada de tecido conjuntivo laxo contendo vasos sanguíneos, glândulas, etc., e, por fim, uma forte membrana mucosa forrada por epitélio, semelhante ao da boca e da pele.

Enema - Enema

Enema

Quantidade de líquido introduzido no reto através de uma cânula colocada no  ânus.

Epidídimo - Epidídimo

Epidídimo

Canal sinuoso com o aspeto de um novelo com cerca de sete metros de comprimento que liga o testículo ao canal deferente. Os espermatozóides movem-se passivamente ao longo do canal num período de vários dias durante os quais amadurecem e adquirem capacidade fertilizante. Os espermatozóides concentram-se e armazenam-se na parte baixa do epidídimo até à ejaculação.

Epitelioma - Epitelioma

Epitelioma

Tumor do epitélio que reveste as superfícies interna e externa do corpo. Pode ser benigno (adenonia) ou maligno (carcinoma).

Esteatoma - Esteatoma

Esteatoma

O termo também se usa para designar qualquer tumor de uma glândula sebácea.