Epitelioma - Equimose

Equimose

Coloração da pele, inicialmente violácea, depois enegrecida ou amarela, que se produz pelo extravasamento de sangue nos tecidos como consequência de um traumatismo ou da saída espontânea dos vasos, como ocorre em algumas doenças hemáticas. Popularmente designada por nódoa negra.

Extração - Extração

Extração

Extirpação cirúrgica de uma parte do corpo. Aplica-se sobretudo aos dentes (extração dentária).

Estricnina - Estricnina

Estricnina

Alcalóide venenoso extraído da noz-vómica, semente de uma árvore da Índia (Strycnhos nux vomica). É uma substância branca, cristalina, que possui um gosto muito amargo. É fracamente solúvel na água. Em doses pequenas era usada antigamente como tónico. O envenenamento causa espasmos musculares dolorosos e a morte costuma ser causada por espasmo dos músculos respiratórios.

Exostose - Exostose

Exostose

Excrescência óssea anormal produzida à superfície de um osso. Há exostoses que se desenvolvem durante o crescimento normal dos ossos e nos pontos em que ele é mais ativo. Outras exostoses são produzidas por inflamações crónicas e pressão ou tensão constante no osso ou são de natureza tumoral.

Epigastro - Epigastro

Epigastro

Região superior e central do abdómen.

embolectomia - Embolectomia

Embolectomia

Extirpação cirúrgica de um êmbolo a fim de eliminar a obstrução arterial. O êmbolo pode ser extraído seccionando a artéria afetada (arteriotomia). Noutras ocasiões, o êmbolo é eliminado por meio de um cateter que se manipula a certa distância do êmbolo desde uma pequena arteriotomia praticada numa artéria acessível. O cateter é posteriormente retirado levando o êmbolo consigo. Em alguns casos de embolismo pulmonar, a embolectomia permite salvar uma vida. Pode também evitar a gangrena com perda extremidade nos casos de embolia arterial da extremidade.

07 01 01 fig01 - Electrocardiofonografia

Electrocardiofonografia

Técnica para registar os ruídos e sopros cardíacos simultanemanete com o ECG, que se utiliza como referência. O ruído recolhe-se com um microfone colocado sobre o coração. O registo é o fonocardiograma.

max encefalox - Encéfalo

Encéfalo

A grande massa de tecido nervoso muito desenvolvida, que forma a parte superior do sistema nervoso central. Em média, o encéfalo humano pesa cerca de 1400 gramas (aproximadamente 2% do peso corporal total). Está revestido por três membranas de tecido conjuntivo denominadas meninges e, flutua no líquido cefalo-raquidiano no interior do revestimento rígido formado pelos ossos do crânio. A medula espinal continua o encéfalo para baixo, integrando os feixes nervoso que nele se originam.

eritroblasto orto policromatico2 - Eritroblasto

Eritroblasto

Célula imatura nucleada que evolui através de diversos estados sucessivos de maturação para formar as células vermelhas do sangue (eritrócitos). Os eritroblastos estão normalmente presentes no tecido hematopoético da medula óssea, mas podem também observar-se no sangue circulante em diversas doenças.

Eremofobia - Eremofobia

Eremofobia

Medo mórbido da solidão.