encefalovascular - Encefalovascular

Encefalovascular

Qualquer perturbação dos vasos sanguíneos do encéfalo e das suas membranas envolventes (meninges). A maioria dos casos deve-se ao ateroma e/ou à hipertensão. Os efeitos clínicos podem ser produzidos pela rutura dos vasos sanguíneos doentes (hemorragia cerebral ou subaracnoideia) ou pela insuficiente irrigação do cérebro (isquémia), originadas por uma embolia ou trombose cerebral.

ecocardiografia transesofagica - Ecocardiografia

Ecocardiografia

Utilização das ondas ultrassónicas para investigar e registar o funcionamento e as caraterísticas das estruturas cardíacas.

Escleroterapia - Escleroterapia

Escleroterapia

Tratamento das veias varicosas mediante a injeção de uma solução irritante. Esta atuação produz uma trombofiebite que fomenta a obliteração da veia varicosa pela trombose e a cicatrização consecutiva. É utilizada no tratamento de hemorróides, varizes esofágicas e varizes dos membros inferiores.

transferir 19 - Efeitos secundários

Efeitos secundários

Efeitos não desejados produzidos por uma droga juntamente com os efeitos terapêuticos pretendidos. Muitas vezes, estes efeitos secundários são lesivos.

Enterogastrona - Enterogastrona

Enterogastrona

Hormona do intestino delgado (duodeno) que inibe a secreção de suco gástrico no estômago. Liberta-se quando o conteúdo gástrico passa ao intestino delgado.

gd eletro - Eletrocardiografia

Eletrocardiografia

Técnica para registar a atividade elétrica do coração. Os elétrodos ligados ao aparelho registador (eletrocardiógrafo) colocam-se na pele das quatro extremidades e na parede torácica. O traçado obtido denomina-se eletrocardiograma (ECG).

Espasmo - Espasmo

Espasmo

Contração involuntária de um músculo ou de um órgão. O espasmo pode dever-se à afeção do próprio músculo onde se produz ou é provocado por qualquer perturbação da parte do sistema nervoso que controla o músculo em questão. Os espasmos generalizados são habitualmente designados por convulsões. Os espasmos cãibras quando afetam os músculos dos membros e cólicas quando têm a sua sede no estômago, nos intestinos ou noutros órgãos abdominais. O espasmo das artérias do coração recebe o nome de angor pectoris e assume caráter grave. Quando o espasmo é uma contração firme e prolongada, diz-se espasmo tónico. Quando consiste numa série de contrações rápidas alternadas com relaxamento, diz-se espasmo clónico. O espasmo é o sintoma de muitas doenças.

Exantema - Exantema

Exantema

1. Rash cutâneo que acompanha qualquer doença eruptiva ou febre.

2. Qualquer doença caraterizada pela presença de um rash cutâneo.

 

esvisceraçao - Esvisceração

Esvisceração

1. Extirpação das vísceras.

2. Saída das vísceras da cavidade abdominal por uma ferida operatória que não fechou ou que, tendo cicatrizado, voltou a abrir.

3. Esvaziamento da cavidade orbitária do globo ocular.

Etiotrópico - Etiotrópico

Etiotrópico

Medicamento que ataca o fator ou agente causal de uma doença.