Autólise - Autólise

Autólise

Desintegração das células mortas provocada por enzimas existentes nas próprias células.

images 2 - Acnoterapia

Acnoterapia

Tratamento de certas doenças mediante os raios infravermelhos ou ultravioletas.

aneurisma cerebral - Aneurisma

Aneurisma

Dilatação anormal da parede de vasos ou do coração. Pode ser causado por uma infeção como a sífilis; ou ainda, ser de natureza congénita. O aneurisma aórtico pode desenvolver-se em qualquer zona da aorta. O aneurisma dissecante afeta a primeira parte desta vaso devido a uma lesão de origem degenerativa que altera a camada muscular. Esta fraqueza predispõe à rotura do revestimento da parede do vaso permitindo a entrada de sangue e a consequente dissecante pode romper ou comprimir os vasos sanguíneos que se originam na aorta, causando enfartes (necroses localizadas) nos órgãos por eles irrigados. O doente com um aneurisma aórtico queixa-se de dor torácica intensa tipo facada  com irradiação frequente ao dorso e ao abdómen. A cirurgia reconstrutiva pode resolver alguns casos. O aneurisma ventricular forma-se após um enfarte do miocárdio, pela dilatação da parede do ventrículo esquerdo que ficou afetada. Esta zona do miocárdio substituída por tecido fibroso cicatricial expande-se , formando um ancurisma. Esta situação pode conduzir à insuficiência cardíaca ou à formação de um trombo no interior do aneurisma, constituindo uma fonte de embolismo. A maior parte dos aneurismas cerebrais é congénita; existe o risco de rotura originando uma hemorragia subaraenoideia. Os aneurismas de Charcot-Bouchard são pequenos aneurismas presentes nas arteríolas do cérebro dos idosos hipertensos. A rotura destes aneurismas provoca hemorragias cerebrais. Ver Shunt Arteriovenoso.

doença de Dercum - Adipose dolorosa

Adipose dolorosa

Também designada por doença de Dercum é uma afeção em que se desenvolvem, sob a pele de indivíduos obesos, massas dolorosas de gordura (lipomas).

Ateroma - Ateroma

Ateroma

Degeneração das paredes arteriais causada pela formação nas mesmas de placas gordas e tecido de cicatriz. O ateroma limita a circulação sanguínea e predispõe à trombose. É corrente nos adultos dos países ocidentais. As suas causas principais são a alimentação rica em gorduras animais e o açúcar refinado, o tabaco, a obesidade e a inatividade. Às vezes é assintomático mas com frequência causa complicações derivadas da obstrução arterial na meia-idade e na idade avançada da vida (por exemplo, a angina do peito, o ataque cardíaco, a apoplexia e a gangrena). O melhor tratamento é a sua prevenção, embora alguns sintomas se possam melhorar com a terapêutica medicamentosa (por exemplo, na angina de peito, a trinitoglicerina) ou o bypass cirúrgico (curto-circuito ou exclusão) da obstrução arterial.

0907116 - Anúria (ou anurese)

Anúria (ou anurese)

Incapacidade dos rins para produzir urina. Este fenómeno pode produzir-se nas diversas afeções que causam uma queda contínua da pressão arterial. Para diferenciar a falta de produção de urina da obstrução da saída dos rins, deve praticar-se uma exploração urgente. A anúria causa um aumento de ureia e pode exigir hemodiálise.

Amnésia - Amnésia

Amnésia

Perda total ou parcial da memória em consequência de um traumatismo físico, doença, droga ou trauma psíquico. A amnésia anterógrada é a perda da memória dos fatos posteriores a um trauma; a amnésia retrógrada é a perda da memória dos factos que precedem um trauma.

Alopecia - Alopecia

Alopecia

Ausências de pêlo em zonas onde normalmente cresce. Pode ser transitória ou definitiva. A alopecia pode ser hereditária, pode dever-se a uma doença ou traumatismo ou surgir na velhice.

Amatofobia - Amatofobia

Amatofobia

Medo mórbido das poeiras.

corrimento secrecao vaginal calcinha 17394 - Acrinía

Acrinía

Diminuição ou ausência das secreções.