Aeróbio - Aeróbio

Aeróbio

Aplica-se em relação a um tipo de respiração celular em que as substâncias alimentícias (os hidratos de carbono) se oxidam completamente pelo oxigénio atmosférico, originando-se a produção máxima de energia química.

transferir5 - Arco senil

Arco senil

Linha acizentada situada na periferia da córnea, contornando o seu bordo mas com uma clara zona de separação. Inicia-se na parte superior e inferior da córnea mas pode transformar-se num anel completo. É formado por uma infiltração de substância gorda e é frequente na senilidade. Quando aparece na juventude indica uma perturbação do metabolismo lipídico. Nunca afeta a visão.

estrutura rna fig1 - ARN mensageiro

ARN mensageiro

Tipo de ARN que transporta a informação do código genético do ADN desde os núcleos celulares aos ribossomas, onde o código é traduzido em proteínas.

angustia - Angústia

Angústia

Mal-estar, difuso ou localizado no tórax (coração e parelho respiratório), acompanhado de sentimento de insegurança e perigo iminente.

Alergénio ou alérgeno - Alergénio (ou alérgeno)

Alergénio (ou alérgeno)

Substância que causa alergia num indivíduo hipersensibilizado. Os alergénios são muito variados podem afetar vários tecidos e órgãos. O pólen, as penas, o bolor e o pó podem originar a febre dos fenos. Os ácaros domésticos estão também implicados em algumas formas de asma. As drogas, os corantes, os cosméticos e numerosíssimas substâncias químicas podem causar rash e dermatite. Alguns alimentos alergizantes podem originar diarreias ou obstipação ou assemelhar-se a uma intoxicação alimentar bacteriana aguda. Quando um alergénio de um doente é identificado, pode tentar-se a dessensibilização para aliviar ou impedir os ataques alérgicos

transferir 3 - Angiosarcoma

Angiosarcoma

Tumor maligno derivado de um angioma.

Afta - Afta

Afta

Pequena úlcera bucal que costuma apresentar-se em grupos com manchas brancas ou vermelhas. A sua causa é desconhecida (embora se julgue que tem uma causa infecciosa) e o tratamento paliativo é o único disponível.

 

incor arteriog - Arteriografia

Arteriografia

Exame radiológico de uma artéria, que se delimita mediante uma injeção de um meio de contraste rádio opaco. Os usos mais importantes da arteriografia são para descobrir o lugar e a extensão de um ateroma, sobretudo nas artérias coronárias (angiografia coronária) e das artérias das extremidades inferiores (angiografia femural) e para localizar aneurismas no interior do crânio ou de um tumor cerebral (angiografia das artérias carótidas e vertebrais).

Alexia - Alexia

Alexia

Incapacidade para ler, ocasionada por uma lesão cerebral sem que exista urna lesão direta no globo ocular. Existe às vezes uma compreensão da palavra escrita mas o doente não se consegue exprimir por palavras ou perde a faculdade de
ler música ou a faculdade de ler as letras impressas ou manuscritas.

5f964989 57af 41fb 9524 87924f2d57bf - Análises clínicas

Análises clínicas

Ramo da Medicina que emprega métodos e instrumentos de precisão para o exame dos tecidos, secreções e excreções do corpo humano com fins de diagnóstico e controlo da terapêutica.