DIU 5 - DIU (dispositivo intra-uterino)

DIU (dispositivo intra-uterino)

Anel, espiral ou instrumento de outra forma, de plástico ou metal, de uns 24 milímetros de comprimento, que se insere na cavidade da matriz para impedir a conceção. O seu mecanismo de ação exato é desconhecido, mas julga-se que interfere na implantação do embrião.

dilatador2 - Descompensação cardíaca

Descompensação cardíaca

Estado em que a ação de bombeamento dos ventrículos do coração é insuficiente (insuficência cardíaca congestiva). Provoca o aumento da pressão sanguínea venosa que congestiona os pulmões e o fígado. As veias do pescoço ingurgitam-se e o sangue acumula-se nos tecidos. Produz-se uma redução da corrente sanguínea arterial procedente do coração, que em casos extremos provoca uma falência circulatória periférica. A descompensação cardíaca é a consequência de qualquer estado que sobrecarrega, lesiona ou reduz a eficácia do músculo cardíaco. Entre as causas mais comuns destacam-se a trombose coronária (enfarte do miocárido), a doença crónica das válvulas e certas arritmias. O doente tem dificuldade respiratória (dispneia), por vezes mesmo deitado (ortopneia) e apresenta edema nas extremidades.

diplopia esquema - Diplopia (ou diplopsia)

Diplopia (ou diplopsia)

Visão dupla: apreciação simultânea das imagens de um só objeto. Deve-se a uma perturbação dos movimentos coordenados dos músculos que movem o globo ocular e quando se cobre um deles, desaparece a diplopia.

Sintomas e Tratamentos - Dermatose

Dermatose

Qualquer doença da pele, particularmente sem inflamação.

Plastica clip image021 - Dacriadenite

Dacriadenite

Inflamação da glândula lacrimal.

Dislogia - Dislogia

Dislogia

Linguagem alterada e incoerente. Pode ser devido a demência, afasia, subnormalidade ou a uma doença mental.

CO2 Representacoes - Dióxido de carbono

Dióxido de carbono

Gás incolor formado nos tecidos durante o metabolismo e conduzido pelo sangue para os pulmões de onde é eliminado pela expiração.

dent32 - Dentição

Dentição

Distribuição dos dentes na boca. A dentição de leite compreende os dentes das crianças pequenas. É formada por 20 dentes, unicamente incisivos, caninos e molares. A dentição permanente é formada por 32 dentes, que compreendem incisivos, caninos, pré-molares e molares.

tipos dentes - Dente

Dente

Uma das estruturas duras da boca utilizadas para cortar e mastigar os alimentos. Os dentes estão implantados em cavidades nos maxilares, conhecidas como alvéolos dentários, aos quais estão presos por uma membrana periodôntica.

A parte vísivel do dente (coroa) está coberta por esmalte e a parte situada no interior do osso (raiz) está revestida de cimento. A massa do dente é formada por dentina, que inclui a polpa. O grupo de células embrionárias que dão lugar a um dente é conhecido com o nome de germe dentário. Há quatro tipos de dentes especializados em diversas funções: caninos, incisivos, pré-molares e molares.

decubito - Decúbito

Decúbito

Posição jacente, ou seja, com o corpo sobre um plano mais ou menos horizontal.