tipos dentes - Dente

Dente

Uma das estruturas duras da boca utilizadas para cortar e mastigar os alimentos. Os dentes estão implantados em cavidades nos maxilares, conhecidas como alvéolos dentários, aos quais estão presos por uma membrana periodôntica.

A parte vísivel do dente (coroa) está coberta por esmalte e a parte situada no interior do osso (raiz) está revestida de cimento. A massa do dente é formada por dentina, que inclui a polpa. O grupo de células embrionárias que dão lugar a um dente é conhecido com o nome de germe dentário. Há quatro tipos de dentes especializados em diversas funções: caninos, incisivos, pré-molares e molares.

decubito - Decúbito

Decúbito

Posição jacente, ou seja, com o corpo sobre um plano mais ou menos horizontal.

807914HR EPR 3 - Dictioma

Dictioma

Tumor do epitélio que cobre o corpo ciliar do olho. Pode ser benigno ou maligno.

Imagem1 - Degenerescência

Degenerescência

Alteração dos tecidos com perda ou diminuição da função específica dos mesmos ou de um órgão. Estas alterações podem ser produzidas pela diminuição da irrigação sanguínea ou devido a uma doença. A degenerescência pode ocasionar o depósito de sais de cálcio, gorduras ou a formação de tecido fibroso no órgão ou tecido afetado.

molar1 - Dente do siso

Dente do siso

Nome popular do último dente molar de cada lado de ambos os maxilares. São os últimos a aparecer e costumam desenvolver-se na adolescência, fazendo a sua erupção, em regra, entre os 18 e os 25 anos. Também podem ficar permanentemente inclusos nos maxilares.

imagem daltonicos 2 - Daltonismo

Daltonismo

Defeito da visão das cores em que o indivíduo que a sofre não pode distinguir uma ou mais cores, como o verde, o vermelho e o azul. Este termo tem sido utilizado para se referir em geral à cegueira cromática. Este termo deve-se ao cientista inglês J. Dalton, que não via a cor vermelha. O daltonismo pode ser congénito ou adquirido. Neste último caso, é produzido pelo abuso do álcool ou por certas doenças do sistema nervoso.

c53SP - Dermóide (quisto)

Dermóide (quisto)

Anomalia cutãnea devida provavelmente à inclusão errónea de epiderme embrionária nas fendas embrionárias e no local do seu encerramento. Contém sebo, pêlos, glândulas sudoríparas e restos de ceratina.

reabilitacao vestibular em idosos 01 - Diplacusia

Diplacusia

Perceção de sons diferentes originados por um estímulo único. Esta perturbação auditiva deve-se a um defeito da cóclea do ouvido interno.

imagem091 - Disceratose (ou disqueratose)

Disceratose (ou disqueratose)

Perturbação da ceratinização da epiderme ou do epitélio das mucosas.

Decalcificationfollowing - Descalcificação

Descalcificação

Perda ou eliminação dos sais de cálcio de um osso ou dente.