sistema sensorial - Cinestesia

Cinestesia

Sentido pelo qual o cérebro percebe a posição e os movimentos dos músculos das diferentes partes do corpo. Este fenómeno consegue-se mediante propriocetores, que enviam impulsos a partir dos músculos, articulações e tendões. Sem este sentido seriam impossíveis os movimentos coordenados com os olhos fechados.

cotovelo - Cotovelo

Cotovelo

Articulação do braço e antebraço e das partes moles que os envolvem. É formado em cima, pelo úmero e, em baixo pelo rádio e cúbito.

eritema marginato febre reumatica - Coreia de Sydenham

Coreia de Sydenham

A coreia de Sydenham aparece nos indivíduos jovens e associa-se à febre reumática. Responde a sedativos suaves. Distingue-se da coreia de Huntington, de natureza hereditária, que aparece em idades mais avançadas, acompanhada de perturbações mentais.

19220 - Cólon

Cólon

Parte principal do intestino grosso, que se divide em quatro partes: ascendente, transverso, descendente e sigmóide. O cólon não tem função digestiva mas absorve grandes quantidades de água e eletrólitos dos alimentos não digeridos provenientes do intestino delgado. Os movimentos peristálticos intensos que se produzem a certos intervalos movem o conteúdo desidratado (fezes) para o reto.

full 1 ab48bece3e - Cóclea (ou caracol)

Cóclea (ou caracol)

Órgão espiral que constitui parte do labirinto ósseo do ouvido interno e se destina à receção e análise do som. À medida que as vibrações do ouvido médio atingem a cóclea, as diversas frequências provocam a vibração de determinadas regiões da membrana basilar (no interior do caracol): as baixas frequências produzem um ponto de máxima amplitude no ápex da membrana basilar, ao passo que as altas frequências o produzem na base.

filtracao - Cloragem

Cloragem

Adição de pequenas quantidades não prejudiciais de cloro (costuma ser uma parte por milhão) nos depósitos de água antes do consumo, para assegurar a destruição dos organismos causadores de doenças.

8911 W7ZNQ - Claudicação intermitente

Claudicação intermitente

A claudicação intermitente é uma cãibra dolorosa causada pelo exercício e que desaparece com o repouso. É devida ao insuficiente afluxo de sangue aos músculos afetados. Costuma declarar-se com maior frequência nos músculos da barriga da perna (região gemilar).

anatomofisiologia clip image008 - Cavidade pleural

Cavidade pleural

Espaço situado entre a pleura visceral e a parietal, que normalmente é muito reduzido pois ambas as membranas pleurais estão em contato próximo. A presença de líquido (derrame pleural) ou de gás (pneumotórax) separa as superfícies pleurais e aumenta o volume do espaço pleural.

Cistostomia - Cistostomia

Cistostomia

Operação mediante a qual se estabelece uma abertura artificial entre a bexiga e a parede anterior do abdómen. Esta operação permite a saída da urina, deforma temporária ou permanente, através da referida comunicação.

Cálculos - Cistolitíase

Cistolitíase

Presença de cálculos na bexiga. Os cálculos podem formar-se na bexiga devido a obstrução, retenção de urina ou infeção (cálculos primários), ou passarem à bexiga depois de se formarem nos rins (cálculos secundários). Produzem dor, hematúria (sangue na urina) e interrupção do fluxo urinário. Devem extrair-se cirurgicamente. Nos últimos tempos surgiram tratamentos muito eficazes por raios laser.