coma 1615608c - Coma

Coma

Estado de inconsciência com diversos graus de gravidade. Pode avaliar-se pela existência ou não de reflexos de fuga aos estímulos dolorosos e pela exploração dos reflexos da córnea e da pupila.

doenca nova variante de creutzfeldt jakob - Creutzfeldt-Jacob (doença de)

Creutzfeldt-Jacob (doença de)

Doença do sistema nervoso central devido a um vírus de ação lenta, que origina degenerescência cerebral. Uma nova forma faz a passagem do prião do sistema nervoso das vacas para o homem. Os sintomas mais frequentes são demência progressiva e movimentos involuntários. Devido à natureza do vírus causal, tem longo período de incubação.

colostomia - Colostomia (ou enterotomia)

Colostomia (ou enterotomia)

Operação cirúrgica mediante a qual se leva à parede abdominal uma zona do cólon que permite a drenagem ou a descompressão do intestino através da abertura artificial. A parte do cólon escolhida para se abrir na parede abdominal depende do lugar da obstrução. A colostomia pode ser temporária, restabelecendo-se ao fim de semanas ou meses a continuidade do trânsito intestinal. É permanente quando se removeram o reto e a porção inferior do cólon. Aplica-se uma bolsa sobre a abertura da colostomia (estoma) para recolher as fezes e evitar a sujidade das roupas.

massagem cardiaca como fazer posicao - Cardíaca (massagem)

Cardíaca (massagem)

Processo usado para restabelecer a atividade do coração, se esta cessou subitamente.

transferir 17 - Codeína

Codeína

Analgésico derivado da morfina embora menos potente como analgésico e sedativo e também menos tóxico. Administra-se oralmente ou por via endovenosa para eliminar a dor e para suprimir a tosse. Como efeitos secundários frequentes, destacam-se obstipação, náuseas, vómitos, vertigens e sonolência. A dependência não costuma ser frequente.

27.12.2012 f5ec876818c20ddd91139f5a15c5367b - Circuncisão

Circuncisão

Remoção cirúrgica do prepúcio do pénis. Algumas vezes esta intervenção realiza-se por motivos religiosos ou étnicos, mas muitas vezes, tem finalidade principalmente na fimose e parafimose.

celula - Citoplasma

Citoplasma

Substância gelatinosa que rodeia o núcleo da célula.

colite3 - Colite

Colite

Inflamação do cólon. Os sintomas habituais são diarreia, às vezes com sangue e muco e dores abdominais. Diagnostica-se pela observação da inflamação do revestimento intestinal (mucosa), mediante a colonoscopia ou o enema  de bário com raios X (clister opaco). A colite pode ser causada pela infeção da Entamoeba histolytica (colite amebiana) ou por bactérias (colite infeciosa). Pode também apresentar-se na doença de Crohn (colite de Crohn). Na colite ulcerosa (proctocolite idiopática) quase sempre são afetados o reto e uma parte variável do cólon, que se inflamam e ulceram. A sua causa é desconhecida. A sua gravidade é variável e as recidivas podem tratar-se com diversos produtos farmacêuticos e também com repouso no leito.

As colites graves, contínuas ou extensas, podem tratar-se com cirurgia. A diarreia, alternada com obstipação e a dor sem inflamação costumam observar-se na colite espástica.

Alopecia - Calvície

Calvície

Falta ou queda total do cabelo. É uma forma particular da alopecia. É uma doença do couro cabeludo que afeta principalmente os homens em idade adulta e foi definida como uma forma de eczema seborreica. Uma pessoa pode perder cerca de 100 cabelos por dia. Os fenómenos patológicos que se desenvolvem no seio do folículo pitoso e que determinam a queda são:

1) um aumento da secreção gorda sebácea, que causa o aparecimento de gotinhas de gordura tanto na epiderme livre como na parede do folículo;

2) um progressivo adelgaçamento e secura da parede do folículo piloso;

3)  uma descamação do estrato córneo da epiderme, que se rompe em lâminas grossas, que também estão impregnadas de secreção sebácea;

4) uma progressiva atrofia do bolbo capilar;

5) uma redução do volume da glândula sebácea anexa ao bolbo capilar;

6) uma gradual separação da raiz do cabelo onde estava preso;

7) um adelgaçamento da grossura do cabelo, como consequência de todos os fatos precedentes, Os fatores causais são ainda um pouco desconhecidos, no entanto, existem fatores familiares de caráter hereditário, modificações fisiopatológicas hormonais, irregularidades na absorção intestinal, disfunções do fígado, insuficiências nutritivas em geral e carências vitamínicas em particular.

Na mulher, às vezes, na época da menopausa, pode observar-se uma rarefação do cabelo mais ou menos marcada. O tratamento local consiste na aplicação de revitalizantes do folículo. Por vezes há necessidade de um tratamento hormonal. Existem também técnicas modernas, de efeito espetacular, como a implantação de cabelo artificial ou o transplante de cabelo natural.

olfat - Cacosmia

Cacosmia

Perturbação do sentido do olfato em que os odores inofensivos para a maioria dos indivíduos são ofensivos para os que sofrem desta doença, umas vez que supõe que um mau cheiro momentâneo está constantemente presente. A perturbação deve-se mais a lesões nervosas do interior do cérebro do que a patologia do nariz ou do nervo olfativo.