causalgia - Causalgia

Causalgia

Nevralgia desagradável que se apresenta numa extremidade em que se produziu uma lesão parcial dos nervos simpáticos e sensitivos. O afluxo sanguíneo à extremidade e o desenvolvimento da pele e das unhas podem também alterar-se.

ulnaris 01 - Cúbito

Cúbito

O Cúbito é o mais interno e mais comprido dos ossos do antebraço. É largo no extremo superior e articula-se por cima com o úmero e o rádio e por baixo com o rádio e indiretamente com os ossos do pulso.

condroma A1 - Condroma

Condroma

Tumor benigno das células que formam a cartilagem, que podem originar-se na epífise de qualquer osso, embora com mais frequência nos ossos dos pés e das mãos.

universal - Cauterizar

Cauterizar

Destruir tecidos mediante a aplicação direta de um instrumento quente (denominado cautério). É utilizado para a extração de pequenas verrugas ou outras tumefações.

images11 - Carcinomatose (ou carcinose)

Carcinomatose (ou carcinose)

Carcinoma que se disseminou extensamente por todo o organismo. A dispersão das células cancerígenas pode produzir-se por via linfática, pela corrente sanguínea e através das cavidades corporais, por exemplo, da cavidade peritoneal.

consciencia robert fudd sec xvii - Consciência

Consciência

Em medicina significa o grau de vigilidade do indivíduo, isto é, a possibilidade que ele tem de responder aos estímulos recebidos pelos seus órgãos dos sentidos.

koeh 204 - Cocaína

Cocaína

Alcalóide derivado das folhas da coca (Erythoxylon coca) ou da preparação sintética e que se utiliza, às vezes, como anestésico local na cirurgia do olho, ouvido, nariz e garganta, Na zona de aplicação provoca uma contrição dos pequenos vasos arteriais e por isso não é necessário utilizar adrenalina com este produto. Como produz uma certa euforia e pode levar à dependência psicológica, a cocaína foi substituída por outros anestésicos mais seguros.

apendice05 - Colectomia

Colectomia

Remoção cirúrgica do cólon. A colectomia total é a remoção de todo o cólon, quase sempre por colite extensa. A colectomia parcial refere-se à remoção de um segmento do cólon.

caustico - Cáustico

Cáustico

Agente (como o nitrato de prata) que produz irritação e queimadura com destruição tissular. Os agentes cáusticos podem utilizar-se para eliminar zonas mortas da pele, verrugas, etc., mas devem ser tomadas precauções para evitar a lesão dos tecidos vizinhos.

cart hial resp 12a1 - Cartilagem hialina

Cartilagem hialina

O tipo mais comum de cartilagem, formada por uma substância elástica branca-azulada.