Sincondrose - Cartilagem costal

Cartilagem costal

Cartilagem que liga uma costela ao esterno. As primeiras sete costelas (costelas verdadeiras) unem-se diretamente ao esterno mediante uma cartilagem costal individual. As três costelas seguintes (costelas flutuantes) unem-se indiretamente ao esterno, mediante três cartilagens costais, cada uma das quais se liga à que está imediatamente por cima.

cateteres cistometria triple luz 70424 116009 - Cistómetro

Cistómetro

Aparelho para medir a pressão do interior da bexiga. Nas investigações modernas também se inclui a medição do fluxo urinário e o estudo resultante (pressão vesical e fluxo) – investigação urodinâmica – proporciona-nos uma informação muito útil acerca do funcionamento vesical.

DSC01868 - Caverna

Caverna

Escavação patológica produzida nos pulmões pela tuberculose.

caibra - Cãibra

Cãibra

Contração muscular dolorosa, que aparece de maneira imprevista num ou vários músculos próximos. Os músculos que com mais frequência se vêm afetados são os da barriga da perna, chamados músculos gémeos.

As causas mais correntes que causam as cãibras são o frio, o cansaço físico excessivo, uma acentuada desidratação do organismo e especialmente do tecido muscular em doenças como a cólera e as diarreias profusas; doenças dos músculos (miosite e miopatias em geral), algumas doenças do sistema nervoso central ou periférico (esclerose em placas, tabes dorsal, parkinsonismo pós-encefalftico, epilepsia, etc.).

Os casos mais típicos de cãibras são as que sofrem os indivíduos que, pela sua profissão, se vêem obrigados a efetuar diariamente durante muitas horas movimentos repetidos, pondo sempre em funcionamento os mesmos músculos ou grupos de músculos. Estão neste caso os bailarinos, os ciclistas, os futebolistas, os alfaiates, os dactilógrafos, os telegrafistas, etc.

Na gravidez, principalmente nas últimas semanas de gestação, também são frequentes, por causa do cansaço, as alterações circulatórias ou carências de cálcio e magnésio. Uma boa massagem ou a aplicação local de água quente ajudam a fazer desaparecer as cãibras.

0413 - Carúncula

Carúncula

Pequena eminência vermelha carnosa. A carúncula lacrimal é uma proeminência vermelha situada no canto interno do olho. As carúnculas mirtiformes apresentam-se à volta da mucosa que reveste o orifício vaginal.

Cateter venoso e arterial - Cateter

Cateter

Sonda que se introduz numa abertura ou orifício estreito, natural ou artificial, a fim de introduzir ou extrair fluidos. Os cateteres urinários (algálias) introduzem-se na bexiga através da uretra, a fim de permitir a saída da urina em certas doenças e esvaziar o referido órgão antes das intervenções abdominais.

Bacteria Escherichia coli ciclo transmissao Not1 - Colibacilo

Colibacilo

O Escherichia coli é um bastonete curto, cocobacilar gram-negativo, formando por vezes cadeias, móvel, que vive habitualmente no intestino do homem. Torna-se patogénico quando alcança tecidos exteriores ao intestino, particularmente o trato urinário, as vias biliares, os pulmões ou as meninges.

cordasvocais d1 - Cordas vocais

Cordas vocais

Músculos no interior da laringe, sobressaindo para formar uma estreita fenda (glote). Ao contraírem-se, as cordas vocais durante a passagem da corrente de ar respiratória levam à emissão de vibrações audíveis cujas diversas modalidades constituem a linguagem, o canto e outros ruídos vocais. As cordas vocais são quatro, duas de cada lado, uma superior e outra inferior.

colostro - Colostro

Colostro

Primeiro líquido segregado pelas glândulas mamárias durante os dois ou três dias que se seguem ao parto. O colostro contém menos caseína e mais albumina do que o leite vulgar.

IH056523 - Cretinismo

Cretinismo

Síndroma de atraso mental e pele áspera, com feições típicas, causado pela falta de hormona tiróide desde o nascimento.