anatomia ombro pic1 - Cápsula

Cápsula

Membrana, cobertura ou outra estrutura que reveste um tecido ou órgão. Por exemplo, o rim, as glândulas supra-renais e o cristalino do olho estão envolvidos nas suas respetivas cápsulas. A cápsula articular é o tecido fibroso em que se inclui a membrana sinovial que rodeia uma articulação móvel.

joelho3 - Côndilo

Côndilo

Protuberância arredondada situada nas extremidades de alguns ossos, por exemplo, o osso occipital e que se vai articular com outro osso.

cirrhosis - Cirrose

Cirrose

Doença hepática em que o fígado responde à lesão ou morte de parte das suas células com uma hipertrofia de tecido fibroso onde se produzem nódulos de regeneração celular. O fígado torna-se tipicamente nodular. Entre as causas que provocam a cirrose destacam-se o alcoolismo, a hepatite, a obstrução crónica do colédoco e a insuficiência cardíaca crónica. Pelo menos em metade dos casos de cirrose não se descobre a causa. Entre as complicações incluem-se a hipertensão portal, a ascite, a encefalopatia hepática e o hepatoma. A cirrose não pode resolver-se mas pode não se agravar se se eliminar a causa. Esta refere-se ao acoolismo (quando se elimina o álcool), à hepatite, à obstrução da via biliar (em que a intervenção cirúrgica pode resolver a obstrução) e à insuficiência cardíaca, que pode ser tratada adequadamente.

sintomas - Cianeto

Cianeto

Sal do ácido cianídrico ou ácido prússico. Os cianetos são muito venenosos mas também são poderosos anti-sépticos.

p 668 1 - Cistectomia

Cistectomia

Resseção total ou parcial da bexiga. É uma operação necessária no tratamento de certas doenças da bexiga, principalmente no cancro. Os ureteres, que conduzem a urina desde os rins, são reimplantados no cólon ou num segmento isolado do intestino.

glaucoma 1 - Ciclodiálise

Ciclodiálise

Intervenção cirúrgica para tratar o glaucoma, mediante a qual uma parte do corpo ciliar se desprende da sua inserção, produzindo-se uma fenda entre ambas. O humor aquoso entre em contato com a superfície exposta do corpo ciliar e parte do mesmo é absorvida pela referida superfície. A pressão do interior do olho reduz-se quando a esta absorção se junta o fluxo normal do olho.

fisica 1 - Ciliar (zona ou corpo)

Ciliar (zona ou corpo)

Parte do olho que liga a coróideia à íris. Compõe-se de três zonas: a porção ciliar da retina, os processos ciliares, que são cerca de setenta pregas radiais situadas atrás da íris onde se insere o ligamento suspensor do cristalino e o músculo ciliar, cuja contração altera a curvatura do cristalino.

catgut natural - Catgut

Catgut

Material fibroso preparado a partir de tecidos animais, geralmente das paredes do intestino do cordeiro (primeiramente obtido do intestino do gato), entrançado em fios de diferente grossura e utilização para suturar feridas e laquear vasos sanguíneos durante as intervenções. O catgut dissolve-se gradualmente e é absorvido pelos tecidos, de maneira que os pontos não necessitam de ser extraídos posteriormente. Este fato minimiza também a possibilidade de uma irritação persistente no local da intervenção.

cateteres cistometria triple luz 70424 116009 - Cistómetro

Cistómetro

Aparelho para medir a pressão do interior da bexiga. Nas investigações modernas também se inclui a medição do fluxo urinário e o estudo resultante (pressão vesical e fluxo) – investigação urodinâmica – proporciona-nos uma informação muito útil acerca do funcionamento vesical.

imagem do ouvido2 - Caracol

Caracol

Conduto enrolado em forma de espiral lembrando a concha de um caracol, que faz parte do ouvido interno, que está situado à frente do vestíbulo, com o vértice dirigido para a frente e que contém algumas estruturas fundamentais para a audição.