genotipo XY - Cromossoma Y

Cromossoma Y

Cromossoma sexual presente no homem, mas não na mulher. Pensa-se que transporta os genes do sexo masculino.

dna cromossomas estrutura 1 - Cromossoma

Cromossoma

Estrutura filamentosa contida nos núcleos das células que contém a informação genética em forma de genes. Compõe-se de um filamento duplo alongado de ADN enrolado em hélice, unido a umas proteínas especiais e com os genes situados de forma linear ao longo de toda a sua estrutura. O núcleo de cada célula humana contém 46 cromossomas, 23 de origem materna e 23 de origem paterna. Cada cromossoma pode duplicar-se num cópia exata de si mesmo em cada divisão celular, de maneira que cada célula recém-formada recebe um bloco completo de cromossomas.

colangite - Colangite

Colangite

Inflamação dos canais biliares. Costuma produzir-se quando os canais estão obstruídos (especialmente por cálculos) ou depois de intervenções das vias biliares. Entre os seus sintomas destacam-se a febre intermitente, geralmente com calafrios e icterícia intermitente.

O tratamento inicial costuma fazer-se com antibióticos, mas para a cura definitiva é essencial a eliminação da obstrução. Como possível complicação cita-se o abcesso hepático e os episódios recorrentes de colangite podem conduzir a uma cirrose biliar secundária.

Capsulectomia - Capsulectomia

Capsulectomia

Remoção de uma cápsula de um rim, de um cristalino ou de uma articulação.

Perna - Coxa

Coxa

Porção do membro inferior situado entre a anca e o joelho. Tem por esqueleto o fémur, o osso mais comprido e mais forte do corpo.

images 13 - Cicuta

Cicuta

A Conium maculatum é uma planta da família das umbelíferas cujas folhas e sementes contêm um alcalóide, a cicutina, muito tóxico, mas que em pequenas doses é empregado em medicina como antiespasmódico e sedativo.

IH056523 - Cretinismo

Cretinismo

Síndroma de atraso mental e pele áspera, com feições típicas, causado pela falta de hormona tiróide desde o nascimento.

CC - Crânio

Crânio

Parte do esqueleto que contém o encéfalo. É formado por 8 ossos unidos entre si por articulações imóveis.

transferir20 - Coronárias (artérias)

Coronárias (artérias)

São as artérias que irrigam o coração: miocárdio e tecido cardionector. Em número de duas, designadas por artéria coronária anterior ou esquerda e artéria coronária posterior ou direita,nascem na aorta por dois orifícios (ostium).

aaamaaaa - Coróide

Coróide

Membrana do globo ocular situada entre a retina e a esclerótica. Contém os vasos sanguíneos e um pigmento que absorve o excesso de luz e portanto impede a visão confusa.