33c31e5d00f8f87e5e110c073131c13c - Boqueira

Boqueira

Secura e gretadura dos cantos da boca, às vezes com infeção. A boqueira pode ser produzida por um humedecimento persistente do lábio ou por uma alimentação deficiente em vitaminas.

8282 - Bell (paralasia de C.)

Bell (paralasia de C.)

Paralisia do nervo facial que produz a paresia muscular de um lado da cara com incapacidade para fechar o olho correspondente. Em alguns doentes afeta o ouvido, de maneira que os sons se ouvem anormalmente elevados. Também pode produzir a perda da sensação do gosto. A causa desta paralisia é desconhecida e a recuperação produz-se normalmente de forma espontânea.

Bacteriostático - Bacteriostático

Bacteriostático

Com capacidade para inibir ou retardar o crescimento e a multiplicação das bactérias.

balanite - Balanite

Balanite

Inflamação da glande, geralmente associada com o aperto do prepúcio. É mais própria da infância do que da idade adulta. Trata-se com antibióticos e evita-se a sua repetição com a circuncisão.

330v52n02 90021308fig2 - Blastomicose

Blastomicose

Doença produzida pelos fungos parasitas do género Blastomyces que podem ser localizados na pele (formando úlceras verrugosas e tumores na cara, pescoço, mãos, braços, pernas e pés) ou nos diversos órgãos internos, como os pulmões, os ossos, o fígado, o baço e o sistema linfático. Existem duas formas importantes desta doença: a blastomicose norte-americana (doenças de Gilchrist), causada pelo B. dermatitidis e a blastomicose sul-americana causada pelo B. brasilensis. As duas doenças tratam-se com antibióticos (anfotericina).

bypass - Bypass

Bypass

Tem o nome de bypass a reconstituição cirúrgica de vias anatómicas lesadas para a circulação do sangue, por exemplo nas artérias coronárias, quando existe uma obstrução, e noutros lugares do corpo como as extremidades superiores ou inferiores, quando se produziu uma trombose ou um estreitamento arterial (substituindo as zonas afetadas por segmentos sãos e outros vasos).

CLK0253C001 - Butacaína

Butacaína

Anestésico local utilizado para anestesia da superfície do olho e das membranas mucosas em solução ou pomada.

bursite - Bursite

Bursite

Inflamação de uma bolsa sinovial causada por um traumatismo, uma infeção ou uma sinovite reumatóide. Produz dor e um aumento da sensibilidade e, às vezes, limita o movimento articular como por exemplo, no ombro. O tratamento da bursite não infecciosa consiste em repouso e a injeção intra-articular de um corticosteróide.

Bursectomia - Bursectomia

Bursectomia

Remoção de uma bolsa.

bulimia - Bulimia

Bulimia

Grande voracidade ou fome insaciável. Este sintoma pode ser de origem psicogénica como acontece numa fase de anorexia nervosa (bulimia nervosa), mas também pode ter causas neurológicas, como a lesão do hipotálamo. Este apetite exagerado pode observar-se nos nevropatas, na diabetes e na gravidez.