Autismo fita3 - Autismo

Autismo

Doença psiquiátrica rara e grave da infância (síndroma de Kanner, autismo infantil) que se inicia antes dos dois anos e meio de idade. Carateriza-se pela incapacidade de comunicar por meio da linguagem e de formar conceitos abstratos (“fechamento sobre si mesmo”). As pautas da conduta são repetitivas e limitadas com obsessiva resistência às pequenas mudanças no ambiente familiar. As crianças autistas são incapazes de estabelecer relações pessoais normais mas, pelo contrário, podem ter uma linguagem emocional com os objetos. Algumas, embora não todas, são inteletualmente subnormais. Como causas importantes invocam-se os fatores genéticos e lesão cerebral. O tratamento não é específico, mas as crianças exigem uma prolongada educação especializada.

transferir 12 - Antiespasmódico

Antiespasmódico

Substância que alivia ou elimina o espasmo da musculatura lisa.

Autopsia instrumentos - Autópsia

Autópsia

Dissecção e exame de um corpo depois da morte com a finalidade de determinar a causa do óbito ou a presença de processos patológicos.

fig5 01 - Astrocitoma

Astrocitoma

Tumor cerebral formado por células de suporte não nervosas (glia) que, ao contrário dos neurónios, mantêm a capacidade de se reproduzirem mediante mitose. Os astrocitomas apresentam todos os graus de malignidade desde os tumores de crescimento lento, cuja estrutura histológica recorda a das células gliais normais, até tumores de crescimento rápido, muito invasivos, cuja estrutura celular está muito pouco diferenciada. Nos adultos, a astrocitoma costuma aparecer nos hemisférios cerebrais, mas nas crianças pode também produzir-se no cerebelo.

biocelof25 - Anabolismo

Anabolismo

Metabolismo construtivo e assimilativo; conjunto de processos pelos quais as substâncias alimentares são incorporadas pelas células vivas.

Amigdalite - Amigdalite

Amigdalite

Inflamação das amígdalas. As amigdalites são vulgarmente conhecidas por anginas, termo que engloba um grande número de outras afeções inflamatórias da cavidade bucofaríngea, sendo preferível adotar a designação de amigdalite quando o processo
inflamatório está situado nas amígdalas, de faringite quando tem localização faríngea e de amigdalo-faringite quando a informação se estende às amígdalas e à faringe.

flexor curto do polegar - Abdutor longo do polegar

Abdutor longo do polegar

Desde a membrana interóssea e desde o rádio ao primeiro metacarpiano; abduz e estende o polegar; abduz e supina a mão.

p 128 - Angina de peito

Angina de peito

Dor na região anterior do tórax desencadeada pelo esforço, emoções ou frio e aliviada com o repouso e o uso de certas drogas. Pode irradiar para o maxilar inferior e braços. A angina de peito produz uma sensação de asfixia, angústia e morte. Deve-se a uma dimunição do fornecimento de oxigénio ao músculo cardíaco, pela lesão geralmente devida a ateroma, das artérias coronárias que irrigam o coração. Pode ser prevenida ou aliviada por certas drogas como o prpopanolol e a nitroglicerina. Se estes medicamentos não forem eficazes devem ser eliminados através de cirurgia, os segmentos alterados das artérias coronárias, sendo substituídos por enxertos venosos ou arteriais.

28139 458872674184713 1865416346 n - Abasia

Abasia

Perda mais ou menos completa da capacidade de estar de pé ou andar, sem perturbação da força muscular nem da sensibilidade. Encontra-se geralmente em doentes histéricos. Não se emprega este termo quando o doente perdeu a marcha em consequência de uma fractura, luxação ou qualquer deformidade.

Anexopexia - Anexopexia

Anexopexia

Operação pela qual se fixam os anexos uterinos, ou seja, os ovários, as trompas de falópio e os respetivos ligamentos à parede abdominal, para corrigir posições viciosas dos mesmos.