incor arteriog - Arteriografia

Arteriografia

Exame radiológico de uma artéria, que se delimita mediante uma injeção de um meio de contraste rádio opaco. Os usos mais importantes da arteriografia são para descobrir o lugar e a extensão de um ateroma, sobretudo nas artérias coronárias (angiografia coronária) e das artérias das extremidades inferiores (angiografia femural) e para localizar aneurismas no interior do crânio ou de um tumor cerebral (angiografia das artérias carótidas e vertebrais).

Alexia - Alexia

Alexia

Incapacidade para ler, ocasionada por uma lesão cerebral sem que exista urna lesão direta no globo ocular. Existe às vezes uma compreensão da palavra escrita mas o doente não se consegue exprimir por palavras ou perde a faculdade de
ler música ou a faculdade de ler as letras impressas ou manuscritas.

5f964989 57af 41fb 9524 87924f2d57bf - Análises clínicas

Análises clínicas

Ramo da Medicina que emprega métodos e instrumentos de precisão para o exame dos tecidos, secreções e excreções do corpo humano com fins de diagnóstico e controlo da terapêutica.

images 101 - Adenoma

Adenoma

Tumor benigno constituído por tecido glandular. Distingue-se do adenocarcinoma, que é um tumor maligno constituído por tecido glandular.

anorexia e bulimia - Anorexia

Anorexia

Falta de apetite; Distúrbio alimentar que provoca perda de peso.

Anexopexia - Anexopexia

Anexopexia

Operação pela qual se fixam os anexos uterinos, ou seja, os ovários, as trompas de falópio e os respetivos ligamentos à parede abdominal, para corrigir posições viciosas dos mesmos.

ESV2 - Assistolia

Assistolia

Estado em que o coração deixa de bater. É acompanhado pela ausência total de todos os complexos do electrocardiograma. As caraterísticas clínicas, as causas e o tratamento são os da paragem cardíaca.

algofilia - Alfofilia

Alfofilia

Perversão caracterizada pelo despertar do prazer sexual quando se sofrem estímulos dolorosos.

sangue - Acetonemia (ou cetonemia)

Acetonemia (ou cetonemia)

Estado em que existe acetona no sangue.

Adolescência - Adolescência

Adolescência

Período do desenvolvimento que vai desde a puberdade até à maturidade. Inicia-se com o aparecimento dos caracteres sexuais e termina com o estabelecimento da maturidade sexual. Vai dos 12 aos 20 anos.