Hérnia
Protusão de um órgão ou tecido fora da cavidade corporal que normalmente o contém. Uma hérnia inguinal ocorre na parte inferior do abdómen. Um saco do peritoneu ou bolsa peritoneal sobressai através de uma parte débil (canal inguinal) da parede abdominal. Pode ser a consequência imediata de um esforço físico ou de tosse. Uma hérnia escrotal é uma hérnia inguinal tão considerável que chega até ao escroto.
Uma hérnia crural/femural é semelhante a uma hérnia inguinal mas que surge na parte superior da coxa através do ponto em que a artéria femural passa do abdómen à coxa. Uma hérnia diafragmática é a protusão de um órgão abdominal para a cavidade torácica através do diafragma. A forma mais comum é a hérnia do hiato em que o estômago desliza total ou parcialmente para a cavidade torácica através do orifício do esófago.
Uma hérnia umbilical, muito comum na infância, ocorre como uma protusão no umbigo. As hérnias podem complicar-se ao tornar-se impossível o seu regresso à cavidade que as origina. Podem até inflamar-se e fixar-se no interior do seu saco ou podem deixar de receber sangue, tornando-se muito dolorosas e finalmente podem gangrenar. O melhor tratamento para as hérnias é o cirúrgico (hernioplastia) principalmente quando são dolorosas.