Enzima

Enzima

Proteína que, em quantidades mínimas, acelera o ritmo de uma ação biológica sem ser consumida por si mesma na reação. Atua sobre o substrato e converte-o noutra substância, o produto da reação. Uma enzima é relativamente específica em relação com o tipo de reação que catalisa. Por esse motivo há numerosas enzimas para as diferentes reações biológicas.

Cada enzima requer certas condições para a sua atividade, articularmente temperatura e pH corretos, presença ou não de coenzimas e ausência de inibidores específicos. As enzimas são instáveis e inativam-se facilmente com o calor ou determinados produtos químicos. Produzem-se no interior das células vivas e podem atuar no interior da célula (como na respiração celular) ou fora da mesma (como na digestão).

As enzimas são essenciais para o funcionamento e o desenvolvimento normal do organismo. O défice na produção ou na atividade de uma só enzima pode causar perturbações metabólicas. Algumas destas perturbações são frequentemente hereditárias e algumas causam efeitos graves.