intoxicação alimentar

Envenenamento alimentar (ou intoxicação alimentar)

Doença que afeta o aparelho digestivo, produzida pela ingestão de alimentos contaminados seja por bactérias, toxinas bacterianas e, com menos frequência, por resíduos de inseticidas (em frutos e vegetais) ou por substâncias químicas venenosas como o chumbo ou o mercúrio. Pode também ser causado pela ingestão de fungos, etc. Os sintomas iniciam-se uma a 24 horas depois da ingestão, com vómitos, dores abdominais e náuseas. As infeções de origem alimentar são causadas por bactérias do género Salmonella em alimentos de origem animal.

A doença transmite-se pelos portadores humanos que manipulam os alimentos, pelo peixe procedente de águas residuais poluídas ou contaminadas ou por vegetais fertilizados com esterco. As toxinas de origem bacteriana que causam envenenamento alimentar incluem-se no género Staphylococus que rapidamente se multiplicam ao aquecer os alimentos e também a espécie Clostridium welchii que se multiplica nas comidas condimentadas reaquecidas.

Uma forma de envenenamento alimentar rara e grave é o botulismo, causado pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinium que pode contaminar os alimentos enlatados mal conservados.