calvicie

Calvície

Falta ou queda total do cabelo. É uma forma particular da alopecia. É uma doença do couro cabeludo que afeta principalmente os homens em idade adulta e foi definida como uma forma de eczema seborreica. Uma pessoa pode perder cerca de 100 cabelos por dia. Os fenómenos patológicos que se desenvolvem no seio do folículo pitoso e que determinam a queda são:

1) um aumento da secreção gorda sebácea, que causa o aparecimento de gotinhas de gordura tanto na epiderme livre como na parede do folículo;

2) um progressivo adelgaçamento e secura da parede do folículo piloso;

3)  uma descamação do estrato córneo da epiderme, que se rompe em lâminas grossas, que também estão impregnadas de secreção sebácea;

4) uma progressiva atrofia do bolbo capilar;

5) uma redução do volume da glândula sebácea anexa ao bolbo capilar;

6) uma gradual separação da raiz do cabelo onde estava preso;

7) um adelgaçamento da grossura do cabelo, como consequência de todos os fatos precedentes, Os fatores causais são ainda um pouco desconhecidos, no entanto, existem fatores familiares de caráter hereditário, modificações fisiopatológicas hormonais, irregularidades na absorção intestinal, disfunções do fígado, insuficiências nutritivas em geral e carências vitamínicas em particular.

Na mulher, às vezes, na época da menopausa, pode observar-se uma rarefação do cabelo mais ou menos marcada. O tratamento local consiste na aplicação de revitalizantes do folículo. Por vezes há necessidade de um tratamento hormonal. Existem também técnicas modernas, de efeito espetacular, como a implantação de cabelo artificial ou o transplante de cabelo natural.